Petrobras é referência em Gestão do Conhecimento

Método administrativo é fundamental para o desempenho de empresas públicas e privadas

Estudo sobre “Gestão do Conhecimento na Administração Pública”, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), indica que a Petrobras é referência num dos modelos de Gestão do Conhecimento entre as empresas da administração pública. A pesquisa comparou dados de 2004 e 2014.

Fundamental para o aprimoramento gerencial das organizações privadas e governamentais, a gestão do conhecimento é um método integrado para criar, compartilhar e aplicar conhecimento e melhorar o desempenho institucional.

A pesquisa foi realizada com cerca de 500 servidores de 76 empresas, das quais 67 são da Administração Pública Federal. Em 48 dessas instituições foi detectado que não há ou estão em fase inicial as ações de gestão do conhecimento. A Petrobras é uma das cinco empresas – Banco do Brasil, Eletronorte, Eletrosul, Furnas – onde a gestão do conhecimento é uma política que faz parte das prioridades estratégicas das empresas.

Entre as diversas ações da empresa estão: o Programa Mentor Petrobras, pelo qual se transfere o conhecimento dos mais antigos para os mais novos; rodízio técnico entre gerências; e a disseminação e aplicação do conhecimento adquirido de experiências, tanto em território nacional, quanto no exterior.

Entre 2006 e 2013, o número de servidores da Petrobras passou de aproximadamente 48 mil para mais de 62 mil. Em 2014, a empresa criou o Programa de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV). Ele foi desenvolvido de forma a garantir a necessária retenção do conhecimento, indispensável para seguir entre as 10 maiores petroleiras do mundo.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Petrobras

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast