PF investiga repasse de R$ 975 mil da Odebrecht para o Instituto FHC

A Polícia Federal apura indícios de desvios de finalidade ou ocultação de origem em pagamentos feitos pela empresas Odebrecht e Braskem ao instituto ligado ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB)

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Privatização com FHC gerou escândalos e não abateu a dívida pública. Pelo contrário: o buraco dobrou com os governos tucanos, apesar da venda de empresas estatais

A Polícia Federal apura indícios de desvios de finalidade ou ocultação de origem em pagamentos feitos pela empresas Odebrecht e Braskem ao Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC). As investigações ocorrem no âmbito da Operação Lava Jato.

De acordo com reportagem do jornal “Fato Online“, publicada nesta sexta-feira (20), laudos da PF apontam o recebimento de R$ 975 mil da Odebrecht pelo iFHC. Os pagamentos teriam sido realizado entre novembro de 2011 e dezembro de 2012.

O instituto, ligado ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), afirma que os repasses tratam-se de doações feitas ao fundo de manutenção da entidade. A PF, no entanto, discorda dessa versão e suspeita que, na realidade, a Odebrecht pode ter feito pagamentos por palestras ou serviços de consultoria prestados pelo ex-presidente e que não foram contabilizados.

O motivo das suspeitas estariam em comunicações por e-mail do iFHC, interceptadas pela PF, que apontam conversas entre funcionários do instituto e executivos da Odebrecht tratando de pagamentos a uma possível participação do ex-presidente em uma das reuniões da Associação Latino-Americana da Indústria Petroquímica (Apla).

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do jornal “Fato Online”

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast