PGR arquiva representação contra Gleisi Hoffmann por entrevista

Avaliação da Procuradoria Geral da República é que presidenta do PT exerceu legítima manifestação política em sua fala à rede árabe Al Jazeera

Crédito: Marcos Oliveira

Senadora Gleisi discursa em plenário

A Procuradoria-Geral da República (PGR) arquivou nesta sexta-feira (27) a representação do deputado Major Olímpio (PSL-SP) contra a presidenta Nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, sob a alegação descabida de que teria cometido crime contra a segurança nacional quando concedeu entrevista à rede árabe Al Jazeera.

O arquivamento foi confirmado pelo vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia. “O que foi dito pela presidenta do PT, senadora é um discurso político, em legítima manifestação de seu pensamento e de sua opinião. Sua manifestação não caracteriza conduta típica, punível e culpável, em nenhuma das inúmeras hipóteses veiculadas nas normas supra transcritas. Nem em qualquer outra norma”, escreveu.

“Havendo prova de não ocorrência de qualquer fato típico, punível e culpável, por se estar em situação de exercício legítimo da liberdade de expressão e de pensamento, determino o arquivamento desta Notícia de Fato”, completou.

Para Gleisi Hoffmann “o teor das manifestações adversárias, por ignorância ou má fé, sobre entrevista que concedi à TV Al Jazeera, do Catar, evidenciam ainda o caráter racista e xenófobo contra povo árabe e isso também precisa ser reparado.

“Dei entrada a notícia de crime contra essas representações descabidas e continuaremos denunciando a prisão política do Presidente Lula, os ataques à democracia no País e lutando pela libertação e inocência do maior líder popular da história do Brasil”, completou a presidenta do PT.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast