Pimenta e Prascidelli investigarão caso HSBC

Bancada do PT na Câmara encarregou parlamentares de investigação feita pelo partido. Prascidelli solicita comissão externa para apurar caso

Foto: AFP

A bancada do PT na Câmara decidiu, nesta terça-feira (23), designar os deputados Paulo Pimenta (RS) e Valmir Prascidelli (SP) como os parlamentares encarregados da investigação feita pelo partido para contribuir com a apuração “Suiçalão”.

O caso veio à tona após jornalistas localizarem contas secretas mantidas por sonegadores com movimentação superior a US$100 bilhões. Mais de 6 mil contas atendem a 8,6 mil clientes brasileiros, com movimentação superior a US$7 bilhões. Dentre elas, 11 têm como titulares pessoas envolvidas na Operação Lava Jato.

Prascidelli enviou ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, na sexta-feira (20), requerimento solicitando a formação de uma Comissão Externa do Legislativo para investigar SwissLeaks, como ficou conhecido o escândalo de evasão fiscal envolvendo o banco HSBC na Suíça.

“As autoridades brasileiras já detêm documentos em mãos para apurar responsabilidades e separar o joio do trigo. Portanto, é obrigação da Câmara dos Deputados integrar essa força mundial no sentido de mostrar as trapaças da filial do Banco HSBC na Suíça, que, em conluio com criminosos do mundo todo, sonegam, burlam e usam de suas fortunas para manter a pobreza, a guerra e o tráfico”, afirmou Prascidelli.

A proposta de Prascidelli é de que a Comissão seja formada por 17 deputados em um prazo de 60 dias e que seja apresentado relatório sobre o caso, com sugestões de medidas para recuperar os valores desviados.

Para isso, o grupo realizaria diligências, incluindo internacionais, audiências e conferências, além de consolidar informações sobre as investigações provenientes de fontes como o Conselho de Atividades de Controle Financeiro (Coaf), Banco Central, Receita Federal, Polícia Federal, Controladoria Geral da União e Ministério Público Federal, dentre outras.

Além disso, o partido definiu, após reunião de mais de três horas, estreitar os contatos para acompanhar as apurações que estão sendo feitas em relação aos titulares dessas contas junto ao Banco Central e Receita Federal, entre outros órgãos

De acordo com Paulo Pimenta, é importante saber se os nomes já divulgados na lista do HSBC também não estariam sendo utilizados para facilitar a abertura de outras contas secretas na Suíça.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Rede Brasil Atual