Plano Lula de governo é apresentado em ato em Curitiba

Programa, que terá o ex-presidente como líder e candidato, teve intensa participação popular e é formado por sete eixos fundamentais de atuação

Ricardo Stuckert

Fernando Haddad, Marcio Macedo, Gleisi Hoffmann, Marcio Pochmann e Renato Simões durante Ato do Programa de Governo em Curitiba

Transformada no centro de atividades do PT desde a prisão política de Lula, Curitiba foi a cidade escolhida para a apresentação na tarde desta terça-feira (24) da comissão, cronograma e metodologia do Plano Lula de Governo, criado a partir de meses de trabalho realizado pelo partido em conjunto com a Fundação Perseu Abramo, além de grande participação acadêmica e popular na definição das prioridades previstas no programa.

Desde o golpe de 2016, em que a presidenta eleita Dilma Rousseff foi tirada do governo, muitos direitos foram perdidos, a soberania do Brasil está ameaçada e a democracia esfacelada. O programa proposto pelo partido visa a retomada dos programas sociais e do legado dos governos do PT, que mudaram a vida do brasileiro.

Lançada em novembro passado pelo PT e FPA, a plataforma O Brasil que o Povo Quer é uma das grandes novidades do Plano Lula de Governo, pois permitiu, por meio de consulta digital, a coleta de demandas e propostas dos cidadãos levando em consideração o atual cenário político, social e econômico dos brasileiros.

“Lançamos uma plataforma na internet para colher propostas da população. Temos aqui condições de entrar com muito mais assertividade, efetividade e afetividade de governar este pais novamente. O povo sabe disso tanto que coloca Lula na liderança de todas as pesquisas”, avaliou a presidenta Nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann.

“Tivemos a reunião do diretório nacional do PT e reafirmamos a candidatura do presidente Lula. Temos clareza absoluta da estratégia que temos que seguir. Até porque Lula deixou de ser candidato somente do PT. Ele é candidato de parcela significativa da população”, concluiu a presidenta do partido.

Com o material coletado a partir da plataforma O Brasil que o Povo Quer e com a ajuda de um grupo seleto formado por mais de 300 acadêmicos, estudiosos e intelectuais foram definidos os sete eixos fundamentais do Plano Lula de Governo:

1. Sistema internacional, soberania e defesa nacional;
2.  Participação popular, a liberdade, direitos e diversidade: que democracia queremos?;
3. Integração e coesão nacionais e ofertas de serviços públicos nos diversos territórios: é possível construir um país mais justo para todos?;
4. O que é qualidade de vida para você?
5. Como aumentar a nossa estrutura de bens comuns;
6. Como reduzir a desigualdade e garantir a inclusão social no Brasil;
7. Desenvolvimento econômico e sustentabilidade: como mobilizar recursos naturais e industriais gerando riqueza para todos.

Com as propostas definidas, a próxima etapa é criar um calendário de atividades que mantenham o constante diálogo com a população, bem como manter a luta em defesa da liberdade do ex-presidente Lula para viabilizar a sua candidatura e mantê-lo como a esperança de uma nova transformação social no Brasil.

“A próxima atividade do programa que pretender criar um novo projeto de nação está marcada para o dia 3 de maio, também em Curitiba, onde haverá cinco mesas de discussão para dialogar as diretrizes da população. Também haverá sete caravanas programáticas por regiões estratégias do país para discutir as prioridades nacionais”, lembrou Renato Simões, um dos coordenadores do Plano Lula de Governo.

“Aqui neste local nasce uma nova fase do programa que vai mudar o Brasil e, em julho, esperamos que Lula possa dar continuidade ao que começou”, concluiu Simões.

Para o presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, a própria solidariedade a Lula demonstrada por milhares de pessoas todos os dias na capital paranaense já demonstra que o povo confia em seu plano de governo. “É muito estimulante estar aqui e tudo que tem sido feito por todos vocês é muito positivo. O Brasil todo tem em vocês que estão aqui os representantes desse movimento de mudança. E não tenho dúvida de que esse movimento sairá vitorioso e Lula poderá enfim ser o nosso o presidente novamente”

Para Fernando Haddad, coordenador do Plano Lula de Governo, elogiou o partido por tem conseguido superar a crise da legenda sob o comando de Lula e da presidenta Nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann. “A nossa presidenta Gleisi tem sido um exemplo de disposição e generosidade e fico muito feliz de estar sob a liderança de Gleisi e à frente desse projeto. Realmente é uma pedreira enfrentar esta crise que não é do partido, que já está recuperado perante a opinião publica. É uma crise do pais”.

“A nossa capacidade de produção é muito grande. São 38 anos fazendo os melhores textos, por isso o PT fez o melhor governo. O prestígio de Lula é muito importante para que a gente mobilize ainda mais gente. A academia é importante, mas os movimentos sociais e a participação popular também são fundamentais”.

Haddad também voltou a elogiar a imagem e o legado de Lula. “A força de Lula transcende a pessoa. Vem de todos nós. O nosso desafio nos próximos meses é reunir essa reflexão toda e esse sentimento para expressar um novo ciclo de desenvolvimento tendo como líder o ex-presidente”.

“Estamos lutando para provar a sua inocência. Eles não conseguem provar nada e é o Lula é que tem que provar. É uma coisa maluca o que está acontecendo no Brasil. Quem é melhor que o povo para dizer diante das evidencias para dizer quem é mais capacitado para reconduzir o pais?”.

“Será que depois de 3 anos de massacre as pessoas ainda nao entenderam o que está acontecendo no Brasil. E a nossa aposta, baseada em pesquisas de opinião, é que as pessoas querem Lula presidente. O povo viveu três governos plenos do PT e sabe do resultado. Temos que tirar o atraso, o descalabro que foi o governo Temer. Agora é trabalhar”.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast