Plebiscito: manual de orientações e Kit de materiais

Entidades distribuem manual e todos os papéis necessários para montar um posto de votação: da cédula e planilhas ao cartaz de campanha

A Secretaria Operativa Nacional do Plebiscito Constituinte divulgou Circular na qual orienta o processo de votação e divulga o manual de orientações e kits a serem utilizados na organização do plebiscito popular por uma Constituinte Exclusiva (veja abaixo). Veja os documentos e materiais promocionais que podem ser impressos pelos organizadores locais dos pontos de votação em todo o País.

Neles há orientações detalhadas de como deverá se dar a organização do processo de votação a partir dos Comitês Populares.

O Manual de Organização do Plebiscito Popular é a peça central do Kit a ser utilizado durante a votação, prevista para a semana da pátria (de 1 a 7 de Setembro).

Comitês – Comitês Estaduais são os organizadores do processo em nível estadual e devem dar todo o suporte aos Comitês Locais. E, para que se mantenham em permanente contato com a Secretaria Operativa Nacional até a apuração dos votos, é preciso atualizar os e-mails, telefones e nome completo dos responsáveis pelas Secretarias Estaduais.

Os organizadores também pedem que nesta reta final da campanha, todos os comitês regionais, municipais e locais consigam um local fixo com plantões diários e fácil contato com a população, de preferência em três turnos.
As experiências de Plebiscitos anteriores nos mostram que, no último mês, os contatos, as dúvidas dos Comitês Locais e o fluxo de pessoas voluntárias se intensificam.

A organização nacional também considera fundamental que os comitês estaduais organizem, entre 10 de Agosto e 1 de Setembro, plenárias estaduais de boca de urna. Essas plenárias podem ser representativas, com delegados dos Comitês Regionais ou Municipais, mas é importante que aconteçam e que as informações sejam socializadas com a Secretaria Operativa Nacional.

Leia a íntegra:

Circular n15/2014 – Processo de votação: manual de orientações e Kit de materiais utilizados

De: Secretaria Operativa Nacional

Para: Comitês Estaduais, Comitês Regionais, Comitês Municipais, Comitês Locais, cidadãos e cidadãs responsáveis pela realização do Plebiscito

Processo de votação: manual de orientações e Kit de materiais utilizados

Prezados/as organizadores/as do Plebiscito em todo o país,

Trazemos as orientações detalhadas de como deverá se dar a organização do processo de votação a partir dos Comitês Populares e voluntários/as da campanha.

Todas essas orientações constam no Manual de Organização do Plebiscito Popular, que segue em anexo. Juntamente com esse manual, enviamos um Kit com todos os materiais que serão utilizados durante a votação de 01 a 07 de Setembro, além dos materiais para as atividades de divulgação e Boca de Urna, organizadas daqui até a abertura das urnas.

É muito importante que todos os Comitês leiam e analisem atentamente essa circular e todos os materiais em anexo, entrando em contato com a Secretaria Operativa Nacional caso haja dúvidas. Algumas informações auxiliares devem ser consideradas:

1)    Aos Comitês Estaduais:

Os Comitês Estaduais são os organizadores do processo em nível estadual e, por isso, devem dar todo o suporte aos Comitês Locais e estar em permanente contato com a Secretaria Operativa Nacional daqui até a apuração dos votos.

Os e-mails, telefones e nome completo dos responsáveis pelas Secretarias Estaduais devem ser atualizados o mais urgentemente possível.

Também sugerimos que, a partir do início do mês de Agosto, todos os Comitês Estaduais façam o esforço de obter local fixo com plantões diários e fácil contato com a população, de preferência em três turnos. Sugerimos a organização de equipes operativas para o revezamento na Secretaria.

As experiências de Plebiscitos anteriores nos mostram que, nesse último mês, os contatos, as dúvidas dos Comitês Locais, o aumento do número de pessoas voluntárias dispostas a ajudar se intensificam e, por isso, devemos estar preparados para dar esse suporte. Para que nosso trabalho de um ano seja coroado, esse esforço e fôlego final serão fundamentais!

2)    Dúvidas e sugestões sobre o processo de organização da votação

Pedimos que os Comitês Estaduais sistematizem todas as dúvidas que surgirem em relação ao processo de organização da votação e socializem em nossa IV Plenária Nacional, que acontecerá entre 09 e 10 de Agosto em São Paulo. Esse será o momento para “ajustarmos os ponteiros” entre nós, uniformizarmos as orientações e avaliarmos nossa real força.

Relembramos a importância do envio do mapa de urnas e metas de votação, pelos Comitês Estaduais, até o dia 02 de Agosto para a Secretaria Operativa Nacional, pelo menos no que diz respeito às informações já existentes até essa data.

3)    Plenárias Estaduais de Boca de Urna

Reforçamos que é fundamental que os Comitês Estaduais organizem, entre 10 de Agosto e 01 de Setembro, Plenárias Estaduais de Boca de Urna, dedicando-se ao trabalho de mapeamento, identificação de metas, divisão de tarefas e organização da votação em todo o estado.

Essas Plenárias podem ser representativas, com delegados dos Comitês Regionais ou Municipais, mas é importante que aconteçam e que as informações sejam socializadas com a Secretaria Operativa Nacional.

4)    Confecção dos materiais do Kit

Todos os Comitês Estaduais e aqueles Comitês Regionais/Municipais com boa organicidade devem estar preparados para a impressão e confecção dos materiais do Kit, sobretudo o manual, as atas, listas e cédulas para a votação. A Secretaria Operativa Nacional procurará, na medida do possível e de acordo com nossas finanças, auxiliar nessa confecção, mas ainda não temos um número preciso de quanto conseguiremos imprimir para os estados.

Todos os materiais foram produzidos de maneira que possam ser impressos facilmente em qualquer impressora, em Preto e Branco e em grande quantidade. Por isso, todo esforço deve se dar no sentido de contatar entidades, sindicatos, organizações, associações etc. que dispõem de recursos e que podem auxiliar nessa impressão. Desde já, orientamos que os Comitês marquem reuniões com essas entidades procurando auxílio.

Ficamos à disposição e desejamos muita força nessas últimas energias que gastaremos. A partir de agora, cada novo contato, cada nova urna, cada novo Comitê terão papel importantíssimo na construção dessa luta que mudará a vida do povo brasileiro! Por isso, o foco, a organização, a dedicação são fundamentais daqui até 07 de Setembro! BOA LUTA!!

Kit de Votação:

1- Cartaz de identificação de urna

2- Manual FINAL

3- Modelo de cédula

4- Lista de votantes

5- Ata de votação

6a- Planilha de votação por urna – formato eletrônico

6b- Planilha síntese por região-município – formato eletrônico

6c- Planilha síntese estadual – formato eletrônico

Documentos da IV Plenária Nacional do Plebiscito Constituinte

1- Síntese FINAL da IV Plenária Nacional – Agosto de 2014

2- Plano de Ação Plebiscito Constituinte AGO 2014

3- Declaração da IV Plenária Nacional do Plebiscito da Constituinte

4- Resolução de unidade Lei de Mídia Democrática + Plebiscito Constituinte

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast