Plebiscito pela Reforma Política terá votação online

A votação do Plebiscito Popular também será online, por meio de um sistema criado pela secretaria operativa nacional, das entidades que participam da mobilização. O cidadão interessado em fortalecer a…

A votação do Plebiscito Popular também será online, por meio de um sistema criado pela secretaria operativa nacional, das entidades que participam da mobilização. O cidadão interessado em fortalecer a luta pela Reforma Política poderá se manifestar no site (http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/). Para votar, o eleitor deverá informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o nome, como está escrito no CPF.

Segundo Rodrigo César, da secretaria que organiza a votação, o sistema criado é extremamente seguro e, por conta do CPF, evitará assinaturas duplicadas. Para César, o objetivo da votação online é ampliar a participação popular, principalmente, nos locais onde não houver comitê instituído.

Atualmente, já existem mais de mil comitês organizados em várias partes do País. O número de entidades que apoiam a proposta já ultrapassa 400. São Paulo é a cidade onde existe o maior número de comitês.

Em Minas Gerais, cerca de 60 entidades realizarão, entre os dias 19 e 27 de outubro, um plebiscito estadual pela redução das tarifas de energia elétrica e do ICMS nas contas de luz. Em seguida, elas se somarão ao Plebiscito Nacional pela Constituinte Exclusiva, durante a semana da pátria.

Nos locais de votação, também serão recolhidas assinaturas de apoio ao projeto de democratização da mídia de massas proposta pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Por Marcos Paulo Lima, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast