Plenária nacional faz balanço do Plebiscito

Mais de mil representantes dos movimentos sociais se reúnem em Brasília para organizar novas ações e entregar os resultados da votação

A 5ª Plenária Nacional do Plebiscito Constituinte reúne em Brasília cerca de mil representantes dos movimentos sociais e organizações de todo o país para oficializar a entrega, aos representantes dos Três Poderes, do resultado do plebiscito popular que ocorreu entre 1º e 7 de setembro e também para projetar os próximos desafios da Campanha Nacional pela Constituinte Exclusiva. As atividades vão até esta quarta-feira (15).

Na segunda-feira (13), no Palácio da Alvorada, a organização do Plebiscito se encontrou com a presidenta Dilma Rousseff e formalizou a entrega oficial dos quase 8 milhões de votos pela convocação de uma constituinte exclusiva e soberana da reforma política. Durante o encontro, a presidenta Dilma reafirmou o seu compromisso com a Reforma Política.

De acordo com o secretário nacional de Movimentos Populares do PT, Bruno Elias, o encontro foi um momento de afirmação do compromisso com a participação popular e também com o conteúdo programático fundamental para a reforma política no país. “Esse é um tema que ela simpatizou desde o começo da campanha para convocar um plebiscito para tratar da reforma política, com a paridade de gênero entre homens e mulheres nas listas de candidaturas, com o fim do financiamento empresarial e com o fim também das coligações nas eleições proporcionais”, afirmou Bruno.

O encontro com Dilma, assim como a entrega do resultado também na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e no Supremo Tribunal Federal (STF) faz parte da programação da 5ª Plenária, cujo objetivo é discutir os próximos passos da mobilização pela mudança no sistema político, garantindo a continuidade dos comitês e as ações políticas nos estados (veja o vídeo acima com os debates).

15344409410_e3cc9db2ea_z

“Tenho a convicção de que o Brasil precisa da Reforma Política. É uma das pautas mais importantes, que é a mãe de todas as reformas”, afirmou Dilma durante reunião da 5ª Plenária

Para secretária nacional de Mobilização do PT, Maristella Matos, que atuou na efetivação dos comitês e nas ações de mobilização nos estados, a 5ª Plenária contempla a diversidade do Brasil. “Nós estamos muitos satisfeitos porque esse é o resultado de muita mobilização, da criação de quase mil comitês e de todos os estados mobilizados. Nós temos aqui representantes de todas as regiões, dos mais variados sindicatos, movimentos sociais, entidades e religiões”, comemorou.

A Campanha está colhendo agora assinaturas de deputados federais e senadores para que seja feito um Decreto Parlamentar que convoque o Plebiscito Oficial, com a mesma pergunta à população: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político”. Para que isso seja possível, é preciso que um terço da Câmara e do Senado apoiem.

Por Fabrícia Neves, da Agência PT de Notícias