PM reprime violentamente ato contra PEC 55 em Brasília

Enquanto senadores se preparavam pra votar, PM usou gás e balas de borracha para reprimir a manifestação pacífica de estudantes e movimentos sociais

Foto: Lula Marques/Agência PT

Protesto que começou de forma pacífica e democrática terminou com truculência. O ato em Brasília, liderado por movimentos estudantis e sociais, protestava contra a Proposta de Emenda à Constituição PEC 55, que limita os gastos públicos por 20 anos, e foi duramente reprimido pela Polícia Militar.

Mais de 40 mil manifestantes, em sua maioria estudantes secundaristas e universitários, se reuniram, no final da tarde desta terça-feira (29), na Catedral de Brasília, seguindo rumo ao gramado em frente ao Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios. O objetivo era fazer pressão nos senadores, que votavam a PEC 55 em primeiro turno, no Plenário da casa.

Durante todo o trajeto da Catedral até o Congresso, os manifestantes entoavam músicas, batuques e palavras de ordem contra a PEC e contra o governo golpista de Michel Temer. Tudo de maneira pacífica, democrática e plural.

Ao chegar em frente ao espelho d’água da Esplanada, a música foi substituída pelo som das bombas de gás lacrimogêneo e das balas de borracha atiradas pela Polícia Militar do Distrito Federal.

Foto: Lula Marques/Agência PT

Foto: Lula Marques/Agência PT

Foto: Lula Marques/Agência PT

Foto: Lula Marques/Agência PT

Foto: Lula Marques/Agência PT

Foto: Lula Marques/Agência PT

ato-brasilia-contra-pec-55-29-estudantes-une-novembro-repressao-pm-violencia-truculencia-fotos-lulamarquesagenciapt-4

Foto: Lula Marques/Agência PT

A multidão se dispersou para fugir dos efeitos do gás. Mas o que se viu foi ainda mais repressão. A PM continuou avançando para cima dos manifestantes, que recuaram de volta à Catedral.

O estudante Elano Freitas, de Salvador (BA), foi um dos atingidos pela ação da Polícia.

“A PM, é isso que ela sabe fazer. Reprimir estudante, reprimir trabalhador. Nós estamos nas ruas pelos nossos direitos, estamos nas ruas pela educação, pela saúde. Essa é nossa única bandeira, e essa Polícia Militar assassina está aí, reprimindo manifestantes que está lutando pelos seus direitos. Nós queremos o fim desse governo ilegítimo e golpista. Fora Temer”, conclamou com os olhos ainda sentindo os efeitos do spray de pimenta.

Presente no ato, a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, repudiou a violência, classificada por ela como covarde e irresponsável.

Foto: Lula Marques/Agência PT

Foto: Lula Marques/Agência PT

“Fomos duramente reprimidos sem nenhuma justificativa. Quem está aqui hoje são estudantes de todo Brasil, pais de família, crianças, gente que não pode se defender e foi atacada. Queria denunciar o papel das autoridades e dizer que essa não é uma repressão isolada, o diálogo com a polícia de Rollemberg sempre é difícil, mas eu nunca tinha visto tamanha covardia como a de hoje, jogar tantas bombas em pessoas que protestavam pacificamente”, lamentou.

POLÍCIA FASCISTA

FASCISMO EM ESTADO BRUTO"É tudo bandido!", grita policial para deputados que tentam mediar diálogo e impedir violência contra estudantes que protestavam contra a #PEC55Esse é o "espírito" da Polícia Militar quando se trata de acompanhar manifestações da esquerda brasileira.#AbaixoArepressão #DitaduraNuncaMais

Publicado por PT na Câmara em Terça, 29 de novembro de 2016

Para a vice-presidenta da UNE, Moara Correa, estudantes de todo o Brasil se mobilizaram para fazer parte da manifestação.

“Viajaram até mais de 40 horas para estarem em Brasília e dizer para Michel Temer e para esses senadores também golpistas que nós não vamos admitir nenhum retrocesso na educação, que a juventude brasileira não vai ficar calada e parada diante do avanço do conservadorismo”, afirmou.

A líder estudantil garantiu que a resposta dos jovens será continuar as ocupações nas escolas e nas universidades. “Vamos ocupar também o Congresso contra essa PEC e contra o governo ilegítimo de Temer”.

Veja a abordagem violenta da polícia no vídeo abaixo:

Temer quer acabar com a educação e com o futuro da juventude brasileira, avaliou a presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Camila Lanes.

Segundo ela, “a pluralidade do movimento estudantil fez com que todos os outros estudantes, organizados ou não, viessem a Brasília para cobrar a conta de Michel Temer e dizer ‘não’ à PEC 55 e principalmente, não a esse governo”.

Repercussão da violência

Representantes de movimentos sociais e parlamentares de oposição estiveram no ato e se manifestaram nas redes; veja abaixo:

Em defesa dos direitos dos estudantes!

Publicado por Maria do Rosário em Terça, 29 de novembro de 2016

Milhares de pessoas são atacadas pela polícia com muita bomba de gás em frente ao Congresso Nacional, enquanto…

Publicado por Nilto Tatto em Terça, 29 de novembro de 2016

Nota da Bancada do PT

A bancada do PT na Câmara emitiu nota de repúdio aos atos de violência contra os manifestantes. Leia abaixo:

“A Polícia Militar do Distrito Federal reprimiu violentamente nesta terça-feira (29) estudantes que protestavam contra a PEC 55 e a Medida Provisória 746/2016, que desmonta o ensino médio brasileiro.

A Bancada do PT repudia veementemente a violência contra os manifestantes e atribui toda responsabilidade desses fatos a Michel Temer, que já devia ter retirado de tramitação a MP 746 bem como excluído a educação do corte de gastos da PEC 55.

A Bancada rechaça a justificativa do governo do DF de que havia provocadores infiltrados para legitimar a repressão. Cabe ao Estado identificar infiltrados e provocadores, para contê-los e garantir manifestações democráticas dos cidadãos. Rechaça igualmente as acusações a movimentos sociais.

Reiteramos apoio à luta do povo brasileiro contra a PEC 55 e aos estudantes contra a MP 746.

Afonso Florence (BA)
Líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados”

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast