Pochmann critica mito da grande classe média em novo livro

Presidente da Fundação Perseu Abramo defende que há uma despolitização da classe trabalhadora devido ao discurso da nova classe média

No próximo dia 18 de agosto, no Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, o economista e presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, lança o seu novo livro: “O Mito da Grande Classe Média – Capitalismo e Estrutura Social”. Neste livro, Pochmann mergulha no universo da “medianização” das sociedades.

Após palestra do autor, haverá debate sobre o livro.

O conceito de nova classe média é destrinchado pelo presidente da FPA, que faz uma profunda análise ideológica sobre as políticas de distribuição de renda e a evolução dos trabalhadores assalariados no País.

Pochmann relata que existe uma despolitização da classe trabalhadora emergente, devido a urgência com que essa “medianização” é tratada. O livro também disserta sobre a acensão da classe média brasileira nos últimos anos. A publicação tem prefácio da professora Marilena Chauí.

Este é o segundo livro em que Pochmann fala sobre a classe média brasileira. O primeiro, “Nova Classe Média?” foi lançado em 2012. Na nova abordagem o autor contraria a ideia do surgimento de uma nova classe média no país. O livro do economista foi publicado pela Editora Boitempo.

 

Por Marcos Paulo Lima, da Agência PT de Notícias

PT Cast