PF intima Serra a depor sobre envolvimento em cartel de trens

Depoimento do tucano está marcado para 7 de outubro. PF quer investigar se ex-governador atuou em favor de empresas envolvidas no esquema

metro-paulista

O tucano deverá esclarecer se atuou em favor das empresas envolvidas, como sugerem documentos

A Polícia Federal (PF) intimou o ex-governador de São Paulo e candidato ao Senado, José Serra (PSDB), a depor sobre o cartel de trens e metrô, o Trensalão Tucano. O depoimento está marcado para o dia 7 de outubro.

O trensalão eclodiu a partir de denúncia feita por ex-funcionário da multinacional Siemens ao Ministério Público em 2013.

O esquema do cartel de trens agiu em São Paulo por dez anos, entre 1998 e 2008, e pode ter causado prejuízo de mais de R$ 400 milhões aos cofres públicos.

A Polícia Federal quer investigar os contatos que Serra manteve com as empresas que participaram do esquema para vencer e lucrar com as licitações públicas em São Paulo.

O ex-governador deverá depor para esclarecer se atuou em favor das empresas envolvidas, como sugerem e-mails e o depoimento de um executivo à polícia brasileira.

Além de Serra, foram convocados o ex-secretário dos Transportes Metropolitanos José Luiz Portella, o atual presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira, e o ex-presidente do Metrô, Sérgio Avelleda.nte do Metrô, Sérgio Avelleda.

 

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

PT Cast