PF vai investigar HSBC na Suíça

Ministro da Justiça determinou a apuração das suspeitas de esquema de evasão fiscal

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou nesta sexta-feira (27), a Polícia Federal (PF) que investigue a participação de brasileiros no caso conhecido como SwissLeaks. O escândalo expôs a existência de 8,7 mil contas secretas de brasileiros no banco HSBC na Suíça. De acordo com nota divulgada neste sábado (28), a ordem foi encaminhada ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello, para que seja feita a apuração de “eventuais ilícitos e adoção das providências cabíveis”.

Denunciadas no início do mês pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, a listagem com mais de 106 mil contas secretas, de 203 países, revela um suposto esquema de evasão fiscal acobertado pela instituição financeira.

Segundo o grupo, o banco teria ajudado clientes a esconder bilhões de dólares no país entre 2005 e 2007. O Brasil é o nono país na lista de clientes secretos, com extratos que somam mais de US$ 7 bilhões.

Investigações – A Receita Federal também investiga as movimentações financeiras de clientes brasileiros no banco britânico na Suíça. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) também foi aberta no Senado para apurar o caso. Possuir conta bancária no exterior não é crimes, desde que as remessas sejam informadas ao Banco Central e à Receita.

As suspeitas de evasão fiscal também são acompanhadas pela Procuradoria-Geral da República.

Da Redação PT de Notícias

PT Cast