Política de valorização do salário mínimo assegura poder compra, afirma Rossetto

O valor foi reajustado em 11,6% e passará a ser de R$ 880 reais em 1º de janeiro de 2016

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, afirmou que o reajuste do salário mínimo vai fortalecer, ampliar e valorizar o mercado interno brasileiro. Além disso, segundo ele, o aumento reduzirá o desemprego e a inflação, e também movimentará o mercado interno. O decreto foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff nesta terça-feira (28) e aumentou o salário mínimo, que era R$ 788, para R$ 880 reais, 11,6% de reajuste.

Segundo ele, o governo trabalha para a redução da inflação em 2016 e isso significa dar poder de compra ao brasileiro para sustentar o dinamismo do mercado interno, ajudando a preservar o emprego e ter crescimento econômico.

“A valorização do salário preserva o poder de compra e amplia o mercado interno gerando maior necessidade de produção, significando mais emprego. Já vivemos anos de crescimento econômico positivo e inflação baixa e é esse o caminho que queremos perseguir”, ressaltou o ministro durante entrevista coletiva concedida nesta terça.

O reajuste é calculado considerando o Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes do ano em que o salário entrará em vigor, 2014, e a inflação do ano anterior medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que reflete a alta de preços para famílias com renda entre um e cinco salários mínimos.

Rossetto disse ainda que a recuperação do poder de compra neste momento é fundamental para a economia brasileira e explicou que, com isso, o governo trabalha para reduzir a inflação e gerar novos empregos para o ano que vem.

“Estamos trabalhando com o cenário de que em 2016 vamos recuperar o emprego no primeiro semestre. Por isso vamos fazer investimentos e ampliar outros, como na construção civil, e liberar créditos. Com o preço do câmbio, as exportações trazem sinais positivos de recuperação da economia brasileira também”, completou.

O ministro disse ainda que a política de valorização do salário mínimo e a garantia do poder de compra está assegurada pela presidenta Dilma Rousseff até 2019.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias