Ponto de Cultura torna Cuiabá um centro para música clássica

Instituto Ciranda forma músicos para orquestras e os prepara para formação superior

orquestra-

Instituto Ciranda forma músicos para todos os instrumentos de orquestra clássica e promove temporadas de concertos

Ao completar 10 anos de existência e após se tornarem política de Estado pelo Congresso, os pontos de Cultura se consolidam na promoção das artes.

A cidade de Cuiabá vem se tornando polo de produção de música erudita de qualidade, graças ao trabalho do Instituto Ciranda – Música e Cidadania.

Criada em 2003 e Ponto de Cultura desde 2005, a instituição oferece, a crianças, jovens e adultos, aulas semanais de mais de 20 instrumentos de orquestra e promove apresentações musicais regulares na capital mato-grossense e em outras cidades do estado.

“Começamos com cerca de 30 alunos, com poucas aulas, e um caráter mais ocupacional”, conta o coordenador-geral do Instituto Ciranda, Jorge Moura, que é ex-aluno da instituição. “Hoje, atendemos perto de mil alunos, inclusive em outras cidades do estado, e temos um foco profissionalizante. Nossos alunos, ao se formarem, estão preparados para entrar em cursos superiores de música ou atuarem em orquestras”.

Instrumentos – O crescimento do Instituto Ciranda, conta Moura, está diretamente relacionado à transformação em Ponto de Cultura. “Tínhamos no início uma orquestra de sopros. Queríamos nos tornar uma orquestra sinfônica, mas esbarrávamos no preço dos instrumentos”, afirma.

Um fagote, por exemplo, custa entre R$ 6 mil e R$ 8 mil. Um tímpano sinfônico, entre R$ 10 mil e R$ 12 mil. Um oboé pode chegar a até R$ 15 mil. “Os recursos repassados pelo programa possibilitaram a compra dos instrumentos e, consequentemente, a criação da Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso, em 2007. Daí para frente nos tornamos mais conhecidos no estado e, em vez de correr atrás de alunos, passamos a ter lista de espera de interessados”, conta.

Os cerca de mil alunos do Instituto Ciranda recebem aulas de teoria musical e de um instrumento. Estão disponíveis: violino, viola, violoncelo, contrabaixo (cordas), flauta transversal, clarinete, saxofone, tuba, oboé, fagote, trompete, trombone, trompa (sopro), tímpano, bumbo sinfônico, marimba, xilofone, vibrafone, glockenspiel, pratos e gongo (percussão). “Temos hoje aulas de todos os instrumentos presentes em uma orquestra sinfônica. E a maior parte das aulas é dada por cerca de 30 professores formados aqui mesmo no Instituto”.

Grupos musicais – Além das aulas e da sinfônica jovem, a instituição mantém a Orquestra Primeira Ciranda, para alunos iniciantes, o quinteto de metais Ciranda Brass, o quarteto de saxofone Ciranda Sax, o quarteto de cordas Ciranda em Cordas, o Grupo de Percussão do Instituto Ciranda e dois corais, um infantil e outro adulto. A orquestra jovem realiza, desde 2014, uma temporada regular de concertos, com peças eruditas (Série Araguaia), populares (Série Pantanal) e regionais (Série Araguaia). Há também a Série Amazônia, com apresentação dos grupos menores da instituição.

Além da sede no centro de Cuiabá, o Instituto Ciranda mantém polos de ensino em bairros de baixa renda da capital (São João Del Rey e Ribeirão do Lipa) e da cidade vizinha de Várzea Grande (São Mateus), em parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso, e também em duas outras cidades do estado: Campo Verde e Nova Mutum. No início de agosto, outro polo será aberto no município de Lucas do Rio Verde.

Em 2015, o Instituto Ciranda terá como sede um dos casarões mais tradicionais de Cuiabá, a Casa de Bembem, tombada pelo patrimônio histórico e artístico nacional. Cedida pelo governo do estado, a casa – construída em 1850 – será reformada com recursos do PAC Cidades Históricas. “Na nova sede, será possível oferecer ainda mais serviços à comunidade, com as aulas de música, além de continuar contribuindo com a vida cultural da cidade, por meio das apresentações gratuitas”, destaca Moura.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Ministério da Cultura