População brasileira ultrapassa 204 milhões de habitantes, diz IBGE

A cidade de São Paulo somada as suas regiões metropolitanas somam 21 milhões de pessoas. A capital do estado, sozinha, é líder em habitantes com 11,9 milhões. O Rio de Janeiro, com 6,4 milhões, é seguido por Salvador e o Distrito Federal, com 2,9 milhões cada uma

Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que o Brasil é o quinto país do mundo em população e território, com 204,5 milhões de habitantes e com uma taxa de crescimento de 0,87% com relação ao ano passado.

A cidade de São Paulo somada as suas regiões metropolitanas somam 21 milhões de pessoas. A capital do estado, sozinha, é líder em habitantes com 11,9 milhões. O Rio de Janeiro, com 6,4 milhões, é seguido por Salvador e o Distrito Federal, com 2,9 milhões cada uma. Depois, aparecem Fortaleza e Belo Horizonte, com 2,5 milhões, e Manaus, com 2 milhões.

Em relação a dados da saúde, o levantamento diz que o atendimento de emergência é ofertado a 87,1% dos municípios. O estudo apontou também que 90,3% dos municípios oferecem testes de HIV e sífilis para gestantes, 81,3% promovem ações para a saúde sexual e reprodutiva das mulheres e 54,1% oferecem a Caderneta de Saúde do Adolescente.

A pesquisa afirma que em 2014, todos os estados desenvolviam atividades para o acesso ao trabalho formal e a sustentabilidade. Entre os 5.030 municípios, 98,7% tinham pelo menos uma ação de inclusão produtiva. Vinte e seis governos promovem ações de assistência técnica e extensão rural, principalmente, para agricultores familiares e pescadores artesanais. O Rio de Janeiro ficou de fora por não especificar o público-alvo.

Os dados confirmam que 91% das prefeituras implementaram em suas cidades alguma ação de inclusão produtiva urbana como qualificação e capacitação profissional. O público-alvo dessas ações são, em sua maioria, cadastrados em programas sociais como o Bolsa Família ou desempregados.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias

PT Cast