Porque o Mercosul é importante?

Entenda a importância do bloco para a economia mundial e para o Brasil

Embora tenha já mais de 23 anos, o Mercosul ainda não é compreendido por todos. Nos últimos anos, porém, ele se tornou ainda mais fundamental para o Brasil, e não apenas na economia, como mostram as várias reuniões do ex-presidente Lula e de Dilma com os chefes de estado dos países membros do bloco.

Mas por que o Mercosul é importante? Em primeiro lugar, porque ele parte da máxima de que, unidos, os países podem mais. E podem.

O Brasil, por exemplo, compra da vizinha Argentina trigo, vinhos, laticínios — produtos que nosso país produz, mas não em quantidade suficiente para abastecer o mercado interno. Por outro lado, vendemos para os argentinos sobretudo produtos industrializados, como carros, máquinas, aço e produtos químicos. Essa parceria, em que um compensa a necessidade do outro, é uma das bases para a criação de blocos econômicos como o Mercosul — mas não a única.

Alguns especialistas também vêem o Mercosul como um moderador nas relações geopolíticas com os Estados Unidos, o país economicamente mais poderoso do mundo. É inegável, por exemplo, que o Mercosul ajudou muito durante a forte crise por que passou a economia norte-americana a partir de 2008. Outras nações que eram fortemente dependentes dos EUA tiveram sérias dificuldades, já que suas exportações foram muito comprometidas depois da crise — o PIB do México, por exemplo, despencou quase 10% no primeiro semestre de 2009. O Brasil, por outro lado, conseguiu gerar empregos mesmo na crise mundial.

Na área cultural, o Mercosul também ajuda na aproximação entre os países vizinhos. Prova disso é a Universidade do Mercosul, criada em 2010 e que prioriza a integração regional no modelo de educação.

Foto oficial do encontro: José Mujica (Uruguai), Dilma, Nicolás Maduro (Venezuela), Cristina Kirchner (Argentina), Horacio Cartes (Paraguai) e Evo Morales (Bolívia, país associado do Mercosul)

O QUE É
É a união para o livre-comércio de cinco países da América do Sul. O bloco também negocia em comum com outros blocos, para ter mais força econômica e política.

MEMBROS
Os integrantes plenos são o Brasil, Argentina, Venezuela, Uruguai e Paraguai. A Bolívia está em processo de adesão. São associados o Chile, o Peru, a Colômbia e o Equador.

            

ÁREA TOTAL
2.794.686 km²

POPULAÇÃO TOTAL
274,9 milhões de habitantes (2011)

WEBSITE OFICIAL
http://www.mercosur.int/

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Dilma.com.br

PT Cast