Portal do Consumidor expõe comportamento de empresas

Consumidor pode pesquisar a empresa e ver como ela tem respondido seus clientes

A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça colocou no ar a segunda etapa do Portal do Consumidor, tornando público os perfis das empresas participantes. Agora, antes de registrar a reclamação, o consumidor pode pesquisar a empresa e ver como ela tem respondido seus clientes no Portal. Estarão disponíveis na plataforma a quantidade de reclamações finalizadas por empresa, índice de resolução, satisfação do consumidor com atendimento prestado e prazo médio de resposta (http://www.portaldoconsumidor.gov.br/) .

“O novo passo que nós damos hoje é mostrar como a empresa individualmente já está se comportando na plataforma. O consumidor e a sociedade de uma maneira geral vai poder olhar como a empresa está se comportando. Então nessa segunda etapa se dá mais um passo em relação à transparência do comportamento das empresas no mercado de consumo”, diz a secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira.

 Lançado em 27 de junho, o serviço oferece modelo inovador de atendimento ao consumidor, trazendo soluções alternativas de conflitos entre consumidores e empresas em espaço colaborativo. São cerca de 19 mil consumidores cadastrados e mais de 9 mil registraram suas reclamações. Além disso, o site conta com a adesão de 127 empresas e outras 52 estão em fase de credenciamento.

“Devemos apostar nessa metodologia, na colaboração para solução de conflitos de consumo, na transparência e no controle social da conduta das empresas para que os consumidores consigam a cada dia mais informações para escolher as suas marcas para produtos e serviços. Na medida que ela se fortalece como um canal de solução, vai ser natural a diminuição dos canais tradicionais, especialmente no judiciário”, analisou.

O Portal do Consumidor pode ser acessado pelos consumidores de 16 estados: AC, AL, AM, BA, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PR, PE, RO, RJ e SP. A partir de 1º de setembro, estará disponível para todo o País.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações do Portal Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast