OK
 | 08:29
08/02/2010

Lula: Investimentos em educação vão transformar Brasil em potência econômica

Tamanho da fonte [-] [+]
Enviar para amigo
Imprimir conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (8) que o Brasil está precisando de “uma cara nova” por meio de investimentos em educação. Para ele, com esse incremento financeiro no setor o país terá as mudanças necessárias para se tornar uma potência econômica.

No programa semanal Café com o Presidente, Lula lembrou a inauguração de 78 escolas técnicas na semana passada. Ele voltou a afirmar que, até o final do ano, um total de 354 unidades serão entregues – até o momento, são 141.

“Ainda é pouco diante das necessidades que o Brasil tem de investimento na educação – sobretudo no ensino médio. Eu penso que isso vai dar um avanço extraordinário na formação da nossa juventude”, disse, ao destacar a previsão de 500 mil jovens matriculados em escolas técnicas até dezembro.

Inovação tecnológica

Lula afirmou também durante o programa que que a inauguração da primeira fábrica brasileira de chips em Porto Alegre (RS) na semana passada é um “divisor” na história da inovação tecnológica do país. A produção de chips ocorre no Centro Nacional em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), único fabricante na América Latina.

Seundo ele, o Ministério de Ciência e Tecnologia investiu R$ 400 milhões no local que, por enquanto, produz chips para o rastreamento de rebanhos bovinos. O presidente destacou ainda que, por meio da fábrica, o Brasil mostra ao mundo sua capacidade de competir internacionalmente no setor.

“A coisa mais extraordinária é que, em 60 dias, nós conseguimos trazer de volta para o Brasil praticamente 100 engenheiros para trabalhar nessa fábrica – pessoas que são altamente qualificadas e que estavam, por falta de oportunidades, trabalhando no exterior”, disse. “É isso que vai dar ao Brasil a dimensão de uma grande nação. O Ceitec é apenas o começo de uma caminhada do Brasil para um futuro muito promissor”, completou.

Assista abaixo trecho de vídeo (de Ricardo Stuckert/PR) do programa Café com Presidente:

 

Comente!
Seu comentário está sujeito a aprovação!



ENVIAR COMENTÁRIO >
COMENTÁRIOS

Acho que faltou no governo lula a verdadeira revolução, a revolução cultural, a educação como o carro chefe de um programam de governo.

Luiz
Manaus

Nós merecemos esse maravilhoso governo, pronto.

Salvino Medeiros
Rio Branco AC

Ainda acho que nós não estamos conseguindo fazer o povo ver que temos muito que perder se o PSDB voltar a governar este país. As Vezes tenho a sensação que nós continuamos com a síndrome de Brasília, quando tínhamos ampla maioria e perdemos para a máfia do Roriz. Foi tão difícil chegar onde chegamos e as vezes vejo alguns petistas de salto alto.

José Tindaro de Campos Parente
COCALZINHO DE GOÁS
Cadastre-se para receber o boletim eletrônico informativo Linha Aberta.
E-mail
OK
@pt.org.br
Acessar
Versão com Acessibilidade