“Povo de Sergipe é extraordinário e carinhoso”, afirma Lula

Na rádio Fan FM, Lula agradeceu recepção dos sergipanos e reforçou que, para sair da crise, Brasil precisa colocar o povo no foco das decisões

Ricardo Stuckert

Lula concede entrevista à rádio Fan FM, de Sergipe

Em seu segundo dia em Sergipe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a semana dando entrevista à rádio Fan FM, na manhã desta segunda-feira (21).

“Foi uma decisão minha dar uma caminhada pelo Brasil para ver o que aconteceu nestes últimos 20 anos”, explicou o ex-presidente sobre a caravana Lula Pelo Brasil.

Lula aproveitou para agradecer todo o carinho que tem recebido dos sergipanos.

“O povo de Sergipe é extraordinário, carinhoso e amoroso. Nunca tive um problema no estado, sempre fui muito bem tratado aqui”.

Além da caravana que está percorrendo todo o Nordeste, Lula também falou sobre economia, reformas trabalhista e da Previdência, e da perseguição jurídica e midiática da qual é alvo.

“Eu disse ao juiz Moro que eles estavam condenados a me condenar. Faz parte da grade da Globo a minha condenação. Hoje você é considerado culpado pelas manchetes dos jornais. Depois de 10 manchetes, você pode até ser absolvido, mas você já está penalizado. Mas, eu estou andando pelo Brasil, falando com o povo e ainda acreditando na Justiça. Eu trabalho com essa certeza e essa expectativa”, afirmou.

Lula fez duras críticas às reformas trabalhista e previdenciária, que estão retirando direitos do povo trabalhador.

“Tudo que precisar de uma reforma, é melhor você fazer compactuando e compartilhando com os envolvidos nessa questão. Eu criei uma comissão onde participavam as principais centrais de sindicalistas e de empresários, e participava o governo”.

Na sua avaliação, a reforma trabalhista rasga a CLT e tira a proteção do trabalhador.

“Não e possível você achar que um trabalhador sozinho vai conseguir negociar em igualdade de condições com o patrão. Sempre o patrão vai ter mais força”, enfatizou.

Lula ressaltou que nem sabe se será candidato, mas que, se voltar, vai rediscutir tudo que foi feito pelo governo usurpador de Michel Temer, “porque é preciso colocar o Brasil nos eixos”.

“Esse País precisa voltar a ter razões para ter alegria, voltar a sonhar em crescer e ser protagonista. E você não pode fazer com que o jovem, depois que se forma, não ter oportunidade de emprego”.

Sobre a reforma da Previdência, Lula foi enfático: “Quando se fala em reforma, é para melhorar. Mas essa reforma é uma proposta de demolição. Essa reforma da previdência será um crime de lesa-pátria”

O petista lembrou que, no seu governo, foram criados 22 milhões de empregos com carteira assinada e a renda dos 10% mais pobres cresceu mais que a renda dos 10% mais ricos.

Isso porque, quando foi presidente, colocou o pobre no centro da economia.

“A gente tem que saber quem queremos representar quando a gente chega lá. Você não pode colocar o mercado no centro das decisões políticas e econômicas. Tem que colocar uma palavrinha de 4 letras: povo. É o povo que tem que estar no centro. E não se governa o Brasil só em Brasília, tem que rodar o Brasil e olhar no olho do povo”, declarou.

Ao lado de Lula na entrevista, o vice-presidente nacional do PT, o sergipano Marcio Macedo, coordenador da caravana, reformou a importância de Lula no estado.

“Hoje Lula vai receber o título de Doutor Honoris Causa no campus da saúde da UFS, que ele criou, que possibilita que os filhos do povo tenham acesso ao ensino superior. É o criador visitando a sua criatura”, afirmou.

Macedo ainda falou dos programas sociais do PT, como o Luz para Todos e o Bolsa Família, que “são muito importantes para nossa gente sertaneja”.

Ao final da entrevista, o ex-presidente Lula ainda falou sobre o governador de Sergipe, Jackson Barreto.

“É um aliado histórico do PT no estado e esteve ao lado da companheira Dilma contra o impeachment”, lembrou.

Assista aqui:

Lula abre seu segundo dia de visita em Sergipe com entrevista ao vivo para a rádio Fan. Acompanhe!

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Segunda, 21 de agosto de 2017

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias