Povo do Acampamento de Curitiba critica pesquisa eleitoral sem Lula

O povo do acampamento debateu ao longo do dia a pesquisa Datafolha e criticou tentativa de manipular eleitores ao normalizar a ausência artificial do ex-presidente do pleito

Joka Madruga/Agência PT

O acampamento da vigília Lula livre

A pesquisa Datafolha que aponta Lula liderando as intenções de votos mais uma vez foi um dos assuntos mais comentados no Acampamento Lula Livre em Curitiba neste domingo não só pelas lideranças políticas, mas principalmente pelo povo que transitou pelo espaço.

A exclusão de nosso presidente em alguns dos nove cenários deixou bravo o povo que apóia Lula. “Temos uma manipulação feita pela mídia, tentando criar uma situação inexistente, induzindo os entrevistados da pesquisa com cenários ilusórios”, diz a professora Maria Lúcia dos Reis Ramos.

A opinião de que eleição sem Lula é fraude é unânime. “Ele tem direito a participar da eleição. Sem ele, que agora é um preso político, será só uma forma de iludir o povo a aceitar uma eleição manipulada”, diz Maria Lúcia. “A vontade do povo aparece quando ele é incluído na pesquisa. Lula é o cheirinho de esperança que foi abafado. Queremos esse cheirinho de volta”, completa.

Domingos Lima Filho, professor da UTFPR, compartilha a visão de Maria Lúcia sobre a exclusão de Lula da pesquisa Datafolha. “Claramente é  uma tentativa de fabricar um conceito divergente da realidade do País. Todas as pesquisas atuais e anteriores apontam Lula na frente. Um cenário hipotético sem Lula não tem base na realidade. Cenário sem a vontade popular não faz sentido”, afirma.

“O mesmo Datafolha mostra a preferência do eleitorado por Lula. Excluir Lula da eleição é deixar de fora o candidato que tem a preferência do povo”, acrescenta.

O fato de a direita não ter um candidato viável a obriga a tentar tirar Lula da eleição na marra, aponta Andrea dos Reis Ramos. “Vejo uma tentativa de excluir Lula para salvar a direita. O povo quer Lula para governar o País. O nome de Lula na eleição é obrigatório. A gente tem que ter essa opção. Precisamos de um governo que não seja só para os ricos”, afirma.

O povo não pode aceitar a trama para tornar natural a exclusão de Lula da eleição, alerta Maria da Rosa, militante da União Nacional da Luta por Moradia em Porto Alegre.

“A direita quer passar a idéia de que tirar Lula da eleição é normal. Acham que se tirarem o Lula vamos votar no Alckmin. A direita quer passar uma normalidade que não existe. Quando tentam passar que eleição sem Lula é normal, temos que gritar que é um absurdo. Não vamos consentir que tirem Lula da eleição”, avisa.

Por Luis Lomba, de Curitiba, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast