Prazo para fazer inscrição no Prouni termina nesta quinta

Nesta edição, programa oferecerá 116 mil bolsas em 856 instituições de ensino superior. Candidatos devem fazer inscrições até as 23h59 desta quinta

Divulgação/José Rosa/Portal Brasil

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), referentes ao segundo semestre deste ano, terminam às 23h59 desta quinta-feira (18). Os estudantes interessados em obter bolsa de estudo em instituições privadas de ensino superior podem se inscrever na página do programa na internet.

Nesta edição, o Prouni oferecerá 116 mil bolsas em 856 instituições de ensino superior. Em 2014, foram ofertadas, também na segunda edição, 115.101 bolsas.

Ainda segundo o governo federal, das 116.004 bolsas disponíveis, 68.971 são integrais e 47.033 parciais. O maior número de bolsas ofertadas está em São Paulo, com 30,5 mil. Em seguida, Minas Gerais fica com 14,3 mil bolsas e o Rio Grande do Sul, com 8 mil bolsas.

Para participar do processo seletivo, o candidato não pode ter diploma de curso superior e deve ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 com, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota 0 na redação.

Os interessados devem comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Para acessar o sistema é necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. A previsão é que o resultado da primeira chamada seja divulgado no dia 22 de junho e os estudantes terão até o dia 29 para comprovar as informações.

A segunda chamada será no dia 6 de julho. Os candidatos não selecionados ainda poderão participar da lista de espera do ProUni, manifestando interesse no site do programa entre os dias 17 e 20 de julho.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast