Prazo para inscrições do Enem termina nesta sexta

Exame possibilita o ingresso de estudantes a diversas universidades e programas de educação do governo

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  podem ser feitas até as 23h59 desta sexta-feira (05). Além disso, o prazo para quem precisa fazer alguma alteração nos dados também se encerra nesta sexta. De acordo com o Ministério da Educação, o número de inscritos chegou a 6,7 milhões de estudantes na manhã desta sexta-feira (5).

Para fazer a inscrição online é preciso informar um número de telefone fixo ou celular e ter um cadastro de email. O valor é de R$ 63.  O pagamento da taxa deve ser efetuado até o dia 10 de junho.

Estão isentos da taxa de inscrição aqueles que concluíram o ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem carentes. As provas serão nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil cidades.

O Enem avalia os alunos do ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade, nem o ano do término do curso. A nota do Exame é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Além disso, o Enem é um requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e também permite estudantes a participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Os estudantes que não terminarão o ensino médio este ano podem fazer o Enem apenas como treino, pois o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast