Prazo para pagar contribuições financeiras para o PEDEX acaba sexta

Para votar e ser votado, filiados e filiadas ao PT deverão quitar, até o dia 17 de novembro, as contribuições vencidas. Veja as regras e participe do processo

Paulo Pinto/Agência PT

Militantes petistas

Após o encerramento das inscrições de Chapas e Candidaturas para o Processo Extraordinário de Eleições Diretas (PEDEX) do PT, é chegada a hora dos filiados e filiadas ao partido pagarem todas as contribuições vencidas até o dia 30/07/2017 e as parcelas de acordo vencidas até 08/09/2017.

Os municípios que não constituíram Diretório Municipal do PT durante o 6º Congresso, este ano, deverão realizar o PEDEX. O objetivo do processo, que será realizado no dia 3 de dezembro, é ampliar a organização do PT em todo o Brasil, aumentando a inserção do partido na sociedade e preparando a legenda para as eleições de 2018.

“O PT é um partido nacional e desde a sua origem sempre foi um partido de diretório. Esse é o maior legado da democracia do PT”, explica a Secretária Nacional de Organização do PT, Gleide Andrade.

“A importância do PEDEX é fazer com que em cada município do Brasil, de norte a sul, o PT esteja organizado para enfrentar o golpe, para preparar as eleições do ano que vem. Cada um desses diretórios será um comitê de resistência ao golpe e um comitê de campanha para o presidente Lula, para os nossos candidatos locais”, acrescenta.

Para votar e ser votado, os filiados e as filiadas ocupantes de cargos deverão pagar até 17/11/2017 todas as suas contribuições vencidas até 30/07/2017 e as parcelas de acordo vencidas até 08/09/2017.

Os filiados e as filiadas que não ocupam cargos deverão pagar somente a última semestralidade 2017 até 17/11/2017 para se inscreverem em uma chapa ou se candidatar a presidente ou presidenta.

Para votar e ser votado no PEDEX, será considerada a hipótese prevista no artigo 26, § 1º, do Estatuto, que exige o prazo mínimo de 180 dias de filiação partidária, permitindo a participação dos filiados e filiadas até 06/06/2017.

É importante destacar que para o exercício do voto não será exigido o pagamento das contribuições partidárias dos filiados e filiadas que não ocupam cargos.

Não deixe seu município sem PT organizado. Procure a SORG Estadual para saber mais.

Veja aqui o regulamento completo do PEDEX.

Da Redação da Agência PT de Notícias