Precisamos readequar Palmas à vontade do povo, afirma Zé Roberto

Candidato petista faz aliança de esquerda priorizando atenção a direitos humanos, saneamento básico e participação popular na capital do Tocantins

Ze Roberto, candidato à prefeitura de Palmas (TO) / Foto: divulgação

O deputado estadual Zé Roberto considera urgente a participação da população no planejamento de Palmas (TO). Não à toa, o postulante ao Executivo da capital mais nova do país realizou mais de 100 reuniões durante os últimos cinco meses para saber o que o povo deseja da próxima gestão municipal.

Precisamos readequar Palmas para a vontade do povo

Foram diversos encontros com os cidadãos de regiões mais afastadas do centro, com lideranças políticas e movimentos sociais que serviram de base para criação de um robusto plano de governo. “A demanda municipal é muito grande na área de moradia e infraestrutura urbana, sobretudo na ampliação da pavimentação e rede de água e esgoto. Além de espaços de lazer para jovens e idosos. Nós precisamos readequar Palmas para a vontade do povo”, disse.

Ze Roberto, candidato à prefeitura de Palmas (TO) / Foto: divulgação

A criação urgente de um Orçamento e Planejamento Participativo, inexistente no município e importante bandeira petista, também está na lista de prioridades de um eventual governo de Zé Roberto, assim como a expansão do ensino municipal para tempo integral. “Hoje, a minoria das escolas tem uma estrutura adequada”, reclama. A área de Direitos Humanos e Cidadania também tem papel de destaque no projeto do candidato petista. A ideia é criar uma Secretaria Municipal de Promoção de Políticas para as Mulheres e a formar o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial para que as minorias políticas tenham mais qualidade de vida e foco de ações governamentais pela inclusão.

Campanha popular

Em Palmas, o PT está aliado ao Psol com a chapa Avançar A Unidade Popular. A vice é a administradora Lúcia Viana que ajuda a consolidar a candidatura como a principal opção da esquerda na cidade. “A estrela do PT ajuda, o partido fez muito por este país. Aqui em Palmas, fizemos questão de ter uma aliança apenas com a esquerda e tenho a honra de ter uma vice do Psol“, ressaltou. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e entidades de classe também apoiam Zé Roberto na luta pela prefeitura e por um governo popular.

A campanha de Zé Roberto é feita junto com o povo nas ruas. “Não fazemos comício, sou contra isso. Um comício demanda estrutura e mostra uma pessoa que está em cima e outras embaixo, não é isso que desejo. Quero estar no mesmo nível do povo para ouvir as demandas e anseios por uma cidade melhor. Faço muitas reuniões em bairros, com profissões, lideranças, nas ruas e na casa das pessoas, além de caminhadas no comércio local”, conta o político, que é engenheiro florestal. Por dia, conta, são feitas até cinco reuniões com o eleitorado.

Ze Roberto, candidato à prefeitura de Palmas, em visita aos bairros da cidade (TO) / Foto: divulgação

Ze Roberto, candidato à prefeitura de Palmas (TO) / Foto: divulgação

O candidato anda orgulhoso pelas ruas de Palmas com uma estrela do Partido dos Trabalhadores (PT) colada na roupa e diz que isso ajuda a atrair mais votos, apesar da incômoda situação do partido em nível federal e o afastamento da presidenta Dilma Rousseff.  “Vamos para rua com propostas e defender a nossa bandeira e o legado do partido. Sou fundador do PT com muito orgulho e não podemos nos deixar abater”, acredita.

Como Palmas não tem segundo turno por ter menos de 200 mil eleitores, Zé Roberto tenta levar a maior liderança petista para a cidade: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Quando falo o nome de Lula durante as reuniões as pessoas já se animam. Seria incrível trazê-lo aqui durante a minha campanha”, diz o político que aparece em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. “Não está sendo fácil lutar contra as oligarquias e poder econômico que apoiam outros candidatos por aqui, mas para minha campanha temos apenas pessoas engajadas todos ligados à esquerda, o que torna o trabalho muito bem feito com o projeto que temos para a cidade e país”.

Da Redação da Agência PT de Notícias