Preços ao consumidor da terceira idade desaceleram, diz FGV

Taxa caiu de 2,3% para 1,7% entre o primeiro e o segundo trimestre de 2014

Trabalhadores devem procurar agências da Caixa ou do Banco do Brasil até 30 de junho

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), na passagem do primeiro para o segundo trimestre de 2014, caiu 0,60 ponto percentual (de 2,3% para 1,7%). O dado foi divulgado hoje (14), pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

A Taxa que mede a variação da cesta de consumo de famílias majoritariamente compostas por indivíduos com mais de 60 anos, subiu menos do que a total do país nos últimos doze meses. Esse acumulado está em 6,55% na média geral e de 6,42% para os consumidores idosos.

Quatro das oito classes de despesa componentes do IPC-3i registraram queda em suas taxas de variação do primeiro para o segundo trimestre do ano. A principal contribuição partiu do grupo alimentação, cuja taxa passou de 4,31% para 1,31%. O item que mais influenciou o comportamento desse grupo de despesa foi hortaliças e legumes, que variou -7,70%, no segundo trimestre, ante 30,42%, no anterior.

Também contribuíram para a queda do IPC-3i, do primeiro para o segundo trimestre do ano, os grupos educação, leitura e recreação (3,69% para 0,11%); transportes (1,59% para 0,76%); e despesas diversas (3,60% para 2,46%).

Para cada uma dessas classes de despesa, houve queda também nas passagens aéreas (16,95% para -22,58%), automóvel novo (2,34% para 0,84%) e cigarros (8,05% para -0,05%).

Três classes de despesa apresentaram acréscimo: saúde e cuidados pessoais (1,37% para 2,73%); vestuário (0,71% para 1,92%); e habitação (2,13% para 2,16%). Já o grupo comunicação repetiu a taxa de variação registrada na última apuração, 0,19%.

Da Redação da Agência PT de Notícias