Preços devem recuar até o final do ano, diz Márcio Holland

Secretário de Política Econômica destaca bom comportamento de alguns indicadores, como o dos produtos agrícolas no atacado, que estão “em deflação muito relevante”

A inflação brasileira está sob controle e deve fechar o ano em torno de 6% (Índice de Preços ao Consumidor Amplo -IPCA), dentro teto da meta de 6,5% e abaixo do patamar acumulado em 12 meses até agora, de 6,51%, prevê o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland.

Holland disse estar satisfeito com os números da pesquisa, porque os dados revelam que houve deflação em alguns itens, como no caso dos alimentos. Para ele, os números evidenciam a efetividade da política macroeconômica do governo. Por isso, afirmou, os preços vão cair até o final do ano.

“Primeiramente, porque o ciclo de alta de monitorados [preços administrados] tem pouco a acontecer no resto deste ano e, em segundo lugar, identificamos alguns indicadores no atacado muito bem comportados. O IGP [Índice Geral de Preços] estava tendo três meses consecutivos de deflação. Praticamente zera agora em agosto. E o IPA-DI Agrícola [Índice de preços por atacado – disponibilidade interna], que traz todo o atacado produtos agrícolas, [está] em deflação muito relevante, indicando que a inflação ao consumidor destes itens seguirá muito benigna no resto deste ano. Isso a despeito de termos aí um problema de pastagens, de seca em geral neste segmento, que poderia ter algum impacto sobre proteínas, carnes em geral. Mas um comportamento bem melhor do que aconteceu no mesmo período do ano passado”, disse o secretário.

Segundo ele, essa queda os preços se deve a políticas exitosas adotadas pelo governo neste sentido, que trouxeram a inflação de 0,92% em março para 0,25% em agosto, com um índice de difusão muito baixo, isto é, pouco espalhada pelos diferentes setores da economia. “Em março, quando o IPCA atingiu 0,92%, esse índice de difusão estava em 71,7%. E agora, ele recuou significativamente para 55%”.

Em relação ao teto da meta da inflação, o secretário afirmou que o regime de metas, em todos os lugares do mundo onde é adotado, se refere ao ano-calendário. “A inflação pode ultrapassar o teto da meta ao longo do ano, o importante é fechar o ano com ela controlada”, afirmou Holland. “A inflação no Brasil esta sob controle há 10 anos consecutivos. E permanecerá dentro da meta anunciada”, completou.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil

PT Cast