Prefeito de Natal volta a fugir de debate, desta vez com jovens

Durante debate no Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN), menções a Carlos Eduardo (PDT) geraram vaias. “Falta de respeito”, reclamam alunos

Foto: Sarah Wollermann

O grêmio estudantil do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou nesta segunda-feira (26) um debate entre os candidatos a prefeito de Natal, e, mais uma vez, o atual prefeito e candidato a reeleição, Carlos Eduardo (PDT), resolveu não comparecer e não enviar representante em seu lugar.

Márcia Maia (PSDB) e Rosália (PSTU) também não estiveram presentes, mas indicaram seus candidatos a vice para seu lugar. A ausência de Carlos Eduardo, oitava negativa a convites de debates e sabatinas, irritou os alunos: cada vez que o nome do prefeito era sorteado para perguntar ou responder, vaias e gritos de “fora, Carlos Eduardo” eram dirigidos à sua cadeira vazia.

A Agência PT conversou com os estudantes após o debate, e eles foram unânimes em classificar como “falta de respeito” a opção do prefeito de não comparecer aos debates.

“Isso pra mim é uma esquiva, ele não vem porque não quer responder as perguntas da população. Uma pessoa que foge aos debates, pra mim, não está pronta para se reeleger, aliás, nem deveria ter sido eleito”, diz Vitória Caroline da Silva Pereira, de 17 anos.

“Essa desculpa de que a agenda está lotada já virou desculpa esfarrapada, não tem nem capacidade de inventar outra. Eu queria saber dele sobre segurança, educação e saúde, porque são assuntos que precisam ser questionados e trabalhados, mas não pude”, completou.

20160926_1753381

“É um desrespeito com a classe estudantil e com os alunos do IF. E também o fato dele ter medo das reações do público, que poderiam ser negativas à gestão dele em Natal”, lamentou Diego Zidane, de 18 anos.

“Eu não sou a favor de partido nenhum, mas eu acho que o Carlos Eduardo não tem respeito com nenhuma das plateias, em todos os debates que faltou. O mínimo que ele deveria ter é consideração de dar as caras e ter enfrentado o debate. Nós somos pessoas normais, aqui não tem nenhum bicho, ninguém ia comer ele”, afirmou Maiara Maria, 19 anos. “A gente só queria saber o que ele tem pra mostrar, o que ele tem de inovador na campanha dele. Natal está cansada da mesmice”.

O candidato do PT a prefeito, Fernando Mineiro, compareceu ao debate do IFRN e a todos os outros que foram realizados na cidade até agora: houve debates com Dirigentes Lojistas, com os sindicatos dos trabalhadores da Saúde no RN e dos Servidores Públicos e com os alunos do curso de gestão pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de sabatinas com o sindicato dos guardas municipais e com alunos da Universidade Potiguar (UnP), maior universidade privada de Natal.

Foto: Vlademir Alexandre

“Quero parabenizar ao grêmio estudantil pela iniciativa, por começarmos o primeiro dia útil da semana da eleição falando com os jovens e as jovens aqui do IF, que, via de regra, são esquecidos e esquecidas pelas políticas públicas. E estas eleições acontecem num momento delicado da vida nacional, quero chamar a atenção para isso porque não somos uma ilha. Todos sabem o que está em curso no país e todos aqui sabem a barbárie que está posta para o futuro”, afirmou Mineiro, em suas considerações iniciais. “Então se o Carlos Eduardo não vem debater com vocês neste momento, o que ele quer para a cidade? Se não debate educação e segurança com a juventude, o que vai fazer em seu governo? Ficamos sem saber”, completou.

Por Diego Sartorato, de Natal, para a Agência PT de Notícias