Prefeitura de Maricá promove Festival Internacional da Utopia

O evento acontecerá na cidade carioca entre os dias 22 e 26 de junho. Lula e Dilma são presenças esperadas no festival

A Prefeitura de Maricá promoverá o Festival Internacional da Utopia entre os dias 22 e 26 de junho na cidade, com o intuito de debater a crise política no Brasil. Entre os convidados do festival, estão confirmadas a presença da ativista indiana Vandana Shiva, do escritor paquistanês Tariq Ali, da filósofa e feminista norte-americana Angela Davis, além de políticos brasileiros como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB).

Outra presença ilustre esperada no evento é a da presidenta eleita Dilma Rousseff, que deve participar de um grande ato no dia 25 para receber a solidariedade e a força dos grupos que defendem sua volta ao poder. Já o ex-presidente Lula participará da abertura do festival ao lado de Aleida Guevara, filha de Che.

Para o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, o festival é ainda mais importante na atual conjuntura política. “Nós temos um compromisso em Maricá com o impossível. À esquerda tem que ter este compromisso. O compromisso de alargar o universo do que se acha possível. No Brasil de hoje, onde o retrocesso bate à porta, o Festival Internacional da Utopia, que já era importante na conjuntura anterior, se torna mais do que necessário. Ele vem pra unir forças e experiências transformadoras de todo o mundo.”

O festival acontece entre os dias 22 e 26 de junho. Foto: Divulgação do site do festival

A programação mescla debates à atividades culturais, como encontro internacional da juventude em luta, debates com pensadores de todo o mundo, feira da reforma agrária, acampamento com movimentos, além de espetáculos e debates com grupos de teatro político da América Latina, África e Ásia. Beth Carvalho, Chico César e Detonautas Roque Clube também devem se apresentar no evento.

Para as crianças, o festival contará com contações de história, brincadeiras e oficinas com a temática da utopia no Espaço Mundo Encantado. O festival é patrocinado pela Prefeitura de Maricá, mas a organização é feita por movimentos sociais e redes culturais como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude, Fora do Eixo, entre outros.

E vale destacar que mais de vinte caravanas de todo o Brasil já confirmaram presença e um grande acampamento receberá os interessados com programação própria e colaborativa, estrutura para hospedagem e alimentação. Todas as atividades serão gratuitas e abertas à sociedade.

Assista ao vídeo de divulgação:

Saiba mais em nossa agenda.

Por Carla Escaleira, da Agência PT de Notícias