Prefeitura de São Paulo cria aplicativo para prevenir HIV

Aplicativo “Tá na Mão” informa sobre prevenção e mostra locais para exames e tratamento

Foto: Edson Hatakeyama

A prefeitura de São Paulo lança, neste domingo (7), dia da 19ª Parada do Orgulho LGBT de SP na cidade, aplicativo que reúne orientações e serviços que envolvem Aids e outras DSTs no município.

O aplicativo, nomeado de “Tá na Mão”, pode ser baixado na Google Play. Ele traz informações sobre prevenção ao HIV e, além disso, oferece ao usuário um teste de risco de infecção. No menu “Saiba seu risco”, uma calculadora fornece um resultado com base nos dados de comportamento do cidadão.

O app faz parte do Programa Municipal de DST/AIDS, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e também funciona como um guia. É possível saber onde fazer exames e tratamentos na capital paulista.

Além disso, há um link que explica como proceder no caso de entrar em contato recente com o vírus e qual a melhor forma de prevenção da infecção usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento. Basta clicar na PEP (Profilaxia Pós-Exposição) para saber o que fazer na situação.

Atualmente, o tratamento de pessoas com +HIV pode ser realizado com apenas um comprimido por dia. O cuidado apropriado reduz em 96% a possibilidade da transmissão do vírus. Quanto mais cedo se descobre a doença e a trata, menor é o dano causado pelo HIV ao sistema imunológico.

Em 2014, foram realizados na Rede Municipal de SP mais de 562 mil testes para diagnósticos do HIV. Em São Paulo, a epidemia é concentrada na população HSH (homem que faz sexo com homem), ou seja, aqueles que não se consideram gays. A cidade também registra crescimento no contágio entre os jovens gays.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias, com informações da “Prefeitura de SP”

PT Cast