Prefeitura de SP ultrapassa meta de vacinação contra HPV

Secretaria Municipal de Saúde vacinou 277.336 meninas

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo vacinou 277.336 meninas contra o Papilomavírus Humano (HPV) e superou a meta do Ministério da Saúde de atingir 80% da população alvo (211.288 meninas na faixa etária de 11 a 13 anos). A vacinação é uma importante estratégia para a redução dos casos de câncer entre mulheres.

O HPV é o principal agente causador do câncer do colo do útero, quarta causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras, seguido pelo câncer de mama (1º), traqueia, brônquios e pulmões (2º) e de cólon e reto (3º). Somente em 2013 foram 4,3 óbitos por 100.000 mulheres registrados em São Paulo. O número está abaixo da média registrada nacionalmente, de 5,04 óbitos por 100.000 mulheres.

Segundo a enfermeira da subgerência de imunização do Centro de Controle de Doenças, Deronice Ferreira, os principais objetivos do programa é prevenir a infecção pelos sorotipos presentes na vacina (6,11,16 e 18) e contribuir para a redução dos casos de câncer de colo de útero e verrugas genitais.

A enfermeira ressalta que a vacinação, no entanto, não exclui os métodos recomendados de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). “A secretaria de saúde tem realizado campanhas educativas com o objetivo de dar visibilidade para o tema. Além disso temos fomentado ações de prevenção e a adesão ao tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), em especial a aids”, explicou.

Durante as campanhas, a SMS distribui preservativo e material informativo e ainda realiza o teste rápido para diagnóstico do HIV, em espaços de grande concentração de pessoas.

A 2ª dose da vacina está prevista para o início do mês de setembro. Estima-se que as mesmas 277.336 meninas sejam vacinadas. A Saúde trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) em um plano de ação que orienta professores, pais e responsáveis.

 

Por Camila Denes, da Agência PT de Notícias

PT Cast