“Presa pela ditadura, torci pela seleção brasileira”, diz Dilma em MG

A presidenta participou do Encontro do PT -MG junto ao ex-presidente  Lula e ao pré-candidato do partido ao governo mineiro, Fernando Pimentel. Ela destacou as conquistas dos brasileiros nos últimos 11 anos e Lula lembrou que o Brasil não quer voltar atrás.

dilma, lula e pimentel

Lula e Dilma participam encontro do PT-MG junto com o pré-candidato ao governo do estado, Fernando Pimentel

A presidenta Dilma Rousseff disse, nesta sexta-feira (30), durante o Encontro Estadual do PT em Minas Gerais, que o brasileiro deve ter orgulho de sediar a Copa do Mundo de 2014 e que, mesmo presa, não deixou de torcer pela seleção canarinho na década de 70. O evento contou com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do pré-candidato do partido ao governo do estado, Fernando Pimentel. Ouça os discursos aqui!

“No passado, fomos presos no ano da Copa e mesmo presos torcíamos pela seleção brasileira, de cabeça erguida, porque a seleção é do povo brasileiro.”, afirmou.

“Não torcer pela seleção é não ser capaz de ter orgulho do próprio país, é ter complexo de vira-latas, como dizia Nelson Rodrigues”, afirmou.

Dilma destacou a importância dos investimentos do governo federal para a população mineira nos últimos 11 anos. Lembrou que foram enviados recursos para infraestrutura, aeroportos, hidrelétricas, barragem, metrô e corredores de ônibus. “Algumas obras não avançaram porque o governo do estado não concluiu o projeto e enquanto não concluir, não pode fazer”, explicou a presidenta.

Ela também falou sobre a entrega de 199 mil moradias aos mineiros, por meio do Minha Casa, Minha Vida, além do investimento de R$ 7,1 bilhões de reais em benefício das famílias que recebem Bolsa Família em Minas.

“Esse, sem dúvida, é o maior investimento da história em Minas Gerais, que vai permitir que as famílias realizem o sonho da casa própria” afirmou a presidenta.

O governo também investiu na criação de institutos tecnológicos, campis universitários e fábricas que resultam em emprego e renda, conforme lembrou.

Miopia – Sobre a oposição, Dilma criticou os que dizem que o País é um cemitério de obra. “O Brasil é um continente de obras sociais, de infraestrutura, saneamento, posto de saúde, universidade e outros”.

“Hoje eles estão tentando aparecer como defensores do Bolsa Família, quando chamavam o programa de Bolsa Esmola”, disse.

“Nunca deram importância para essa fantástica redução da desigualdade que o Brasil passou”, lembrou.

Humildade – Para Lula, as comparações entre os 12 anos dos governos do PT e o século de atrasos que o Brasil havia passado despertam a ira da oposição.“O que eles não suportam é que nós, humildemente, os ensinamos a governar este País”, disse.

” Eles não suportam que nós inauguramos mais escolas técnicas que eles, em um século”, lembrou Lula.

Ele defendeu, mais uma vez, a criação de um Marco Regulatório da Mídia no Brasil e relembrou os anos de atraso que Minas Gerais enfrenta. “A imprensa tem total liberdade de ser contra nós. Não de ser neutra, mas de ser contra nós. Hoje, a imprensa é o maior partido contra nós”, declarou.

O presidente lembrou o nível de endividamento daquele estado.“Todos sabem que Minas é o Estado mais endividado desse país, se olharmos a dívida em relação ao PIB”, pontuou.

“Qual a grande obra de infraestrutura que eles fizeram neste estado?”, questionou Lula.

Paz e amor – Lula alertou a militância sobre as agressões e desrespeitos presidenta Dilma praticados pelos adversário e por setores da mídia. Ele pediu que os petista não sejam raivosos e disse que é necessário instituir a “Dilminha Paz e Amor’.

Por sua vez, Dilma, bem humorada, aceitou a proposta, mas garantiu que não levará desaforo pra casa. . Segundo ela, há pré-candidato à Presidência  que prometeu o retorno das medidas impopulares como  desemprego, arrocho salarial, aumento da desigualdade e total  submissão ao Fundo Monetário Internacional.

Pimentel – Dilma e Lula aproveitaram o evento para reforçar o apoio à candidatura de Fernando Pimentel ao governo mineiro.

“Pimentel não é daqueles que viram as costas para sua cidade e para seu Estado”, disse Dilma.

“Hoje temos um grupo que pretende dominar Minas Gerais, mas os mineiros sempre quiseram ter o direito de caminhar com as próprias pernas”, lembrou a presidenta.

O pré-candidato explicou que a caravana “Melhor para você” vai inaugurar a chegada de um novo tempo a Minas Gerais. “Estamos colhendo principalmente os desejos e os sonhos dos mineiros para construir um plano de governo”, declarou.

“Assistimos a uma total ausência do governo do Estado, que deveria atuar e estar presente, respeitando o voto de quem os elegeu. Vamos fazer em Minas o que Dilma e Lula estão fazendo pelo Brasil”, completou Pimentel.

 

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast