Presidente do HSBC prestará depoimento reservado a senadores

Objetivo é investigar sonegação fiscal e evasão de divisas de brasileiros por meio da instituição financeira

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do HSBC do Senado vai ouvir o presidente do banco, André Guilherme Brandão, em  reunião fechada, a pedido de Brandão, com os senadores na próxima quinta-feira (30). Antes disso, na terça-feira (28), haverá um encontro com os técnicos do Controle das Atividades Financeiras (Coaf).

O escândalo conhecido como Swissleaks, investiga irregularidades em cerca de oito mil contas de brasileiros na sede do banco na Suíça, que tinha mais de R$ 7 bilhões ocultados do Fisco nacional.

A CPI do HSBC quer investigar se a suposta sonegação fiscal e evasão de dividas de brasileiros com contas na Suíça atingirá o próprio banco e se o HSBC facilitou para que os brasileiros fraudassem os dados e a fiscalização.

Na quinta-feira (16), a CPI aprovou um pedido para que o Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) envie 50 relatórios de pessoas sob suspeita de terem realizado operações fora do comum no banco na Suíça. “Quebrando o sigilo bancário desses 50 nomes que o Coaf considerava mais suspeito, nós teremos em mãos uma primeira matéria prima”, afirmou o senador e vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (PSOL).

No mesmo dia, outro pedido da comissão foi aprovado. Serão liberadas também as informações de 126 pessoas listadas como correntistas no HSBC na Suíça e que são alvo de investigações relacionadas a supostas fraudes fiscais. Essas informações dirão como as contas eram movimentadas e podem dar indícios da origem do dinheiro.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias

PT Cast