Presidente do PT-RS sobre editorial dO Globo: “Ato escandaloso”

Deputado Pepe Vargas conta que bancada do partido já procurou governador do RS para garantir segurança no dia 24 de janeiro, mas não foi recebida

Divulgação

Pepe Vargas (PT-RS) defende o direito de manifestação de quem acha que eleição sem Lula, é fraude

O deputado federal Pepe Vargas, presidente do diretório estadual do PT do Rio Grande do Sul, definiu como “escandaloso” o editorial publicado nesta terça-feira (16) no jornal O Globo. No texto, o jornal da família Marinho diz que o Partido dos Trabalhadores será o responsável pela segurança ou quaisquer atos de violência que venham a ocorrer no dia 24 de janeiro em Porto Alegre, durante o julgamento em segunda instância do ex-presidente Lula no processo envolvendo o triplex da OAS.

“A afirmação do jornal é escandalosa. Iremos, sim, a Porto Alegre, fazer uma manifestação pacífica, como prevê a democracia. Imputar-nos a responsabilidade pela segurança no local não faz sentido algum”, resumiu o parlamentar. Vargas aproveitou para esclarecer que a bancada do PT na Assembleia Legislativa solicitou, na semana passada, uma audiência com o governador do Estado, José Ivo Sartori (PMDB), o chefe em última instância da Brigada Militar, a força policial gaúcha. Na pauta: montagem de estratégias para garantir a segurança e a tranquilidade nas manifestações que irão ocorrer no dia 24 em Porto Alegre.

“Mas ele não quis receber a bancada. Disse que ia repassar ao se secretário de Segurança esta incumbência, mas nem este nos recebeu até agora”, informa Pepe Vargas. O deputado diz estar preocupado com a possível infiltração de pessoas alheias ao movimento, que podem servir como agentes de provocação e legitimadores de uma reação generalizada da polícia.

“Isso já aconteceu algumas vezes. Agentes infiltrados provocam uma situação, e a polícia reage generalizadamente, seja por inépcia ou por leniência, atacando manifestantes pacíficos. Estamos preocupados com isso, queremos atenção da Brigada Militar”, alerta o deputado.

Pressão legítima e denúncia

Outra parte do editorial do diário dos Marinho chamou a atenção do deputado Vargas. No texto, os donos do jornal afirmam: “A convocação que o partido e organizações ditas sociais fazem para militantes estarem em Porto Alegre no dia 24 é pressão política, indevida, sobre os desembargadores do TRF-4”.

Para o parlamentar, petista, o que o jornal quer não está de acordo com as regras da democracia. “Qualquer um dos poderes estabelecidos em uma república democrática, Legislativo, Executivo ou Judiciário, pode e deve saber conviver com pressões da sociedade constituída. É sadio que seja assim. As pessoas precisam ter o direito de se manifestar e mostrar aos poderes seu posicionamento em relação a assuntos de interesse coletivo”, explica Vargas.

Por isso, iremos, sim, a Porto Alegre, e estamos denunciando, sim, toda a parcialidade que marca a condução deste processo contra o Lula”, afirma Vargas. “a atuação do juiz Sérgio Moro, que o condenou sem ter prova nenhuma, e também da mídia brasileira, da qual a Rede Globo é o maior representante, tentam empurrar para a opinião pública uma versão dos fatos descolada da realidade, sempre tentando criminalizar o PT e o Lula. Este editorial é mais uma prova disso”, concluiu o parlamentar.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast