Processo democrático definirá candidatos do PT para eleições 2016

Os filiados e filiadas do partido escolherão os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Também decidirão sobre tática eleitoral e outras ações

foto: Antonio Augusto / Câmara dos Deputados

Como é comum no Partido dos Trabalhadores, as eleições municipais de 2016 terão um processo democrático de escolha de todos os candidatos e candidatas a prefeito, vice-prefeito e vereador. Os filiados e filiadas do PT em cada município escolherão os nomes entre os pré-candidatos em um processo aberto, transparente e simples.

Os filiados e filiadas também decidem, por meio dos Encontros Municipais ou Prévias Eleitorais, qual será a tática eleitoral do partido nas eleições, as diretrizes do programa de governo municipal e a atuação legislativa e política das alianças.

Os Encontros Municipais podem ser realizados até o dia 31 de julho de 2016 em cada município, de acordo com o calendário aprovado pela Comissão Executiva. Confira aqui onde será o encontro em sua cidade.

Para ser candidato ou candidata nestas eleições municipais, é preciso ter se filiado ao PT até o dia 2 de abril de 2016, ter todas as suas contribuições partidárias pagas e assinar o Compromisso Partidário do Candidato e da Candidata Petista.

Veja quem são os pré-candidatos e pré-candidatas já inscritos.

O Encontro Municipal é uma instância de direção municipal, democrática e horizontal em que participam todos os filiados e filiadas do município ou os delegados eleitos no Processo de Eleições Diretas (PED), observando sempre a proporcionalidade, a paridade de gênero e as cotas de etnia e juventude.

As decisões dos Encontros devem, obrigatoriamente, ser homologadas nas convenções.

Para participar do encontro é necessário ter pelo menos um ano de filiação e ter todas as suas contribuições partidárias pagas. Para saber se você está apto a participar, clique aqui.

Abaixo, as respostas para algumas das dúvidas mais comuns sobre o processo para definir candidatos:

Qual é a diferença entre Encontro de Tática e Encontro de Definição de Candidaturas?
O Encontro de Tática é convocado sempre que uma proposta formal de apoio a candidato ou candidata de outro partido é apresentada. Cabe ao Encontro de Tática decidir se o PT terá candidatura própria ou fará uma aliança, apoiando um partido aliado.

O Encontro de Definição de Candidaturas é o encontro de define as diretrizes do programa de governo e atuação legislativa, a política de alianças e os candidatos ou candidatas a prefeito ou prefeita, vice-prefeito ou vice-prefeita e vereadores e vereadoras.

Nos Encontros Municipais, quando participam os delegados e quando participam os filiados?
As cidades com mais de mil filiados elegeram, no PED 2013, delegados e delegadas. Nestas cidades são os delegados e delegadas que participam do Encontro Municipal. Os delegados são indicados pelas chapas, de forma proporcional à votação de cada chapa no PED. Sempre respeitando a paridade de gênero e as cotas de etnia e juventude.


Quando são realizadas prévias?
Quando houver mais de uma candidatura inscrita para o cargo de prefeito, será convocada prévia eleitoral para que os filiados e filiadas definam o candidato através do voto direto e secreto. O Diretório Municipal, pelo voto de dois terços de seus membros, pode, em casos excepcionais, delegar a decisão sobre a escolha da candidatura a prefeito ou prefeita ao Encontro Municipal.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Secretaria de Organização do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast