Produção industrial cresce 0,6% em maio

Resultado é o melhor em quase um ano e interrompe ciclo de queda de três meses consecutivos

Medida de Bolsonaro coloca em risco a vida de trabalhadores

A produção industrial brasileira crescei 0,6% em maio, em relação a abril. Trata-se do melhor resultado desde julho de 2014 e põe fim a um período de queda de três meses consecutivos na produção.

As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa estuda 4 grandes categorias econômicas e 24 segmentos industriais. Desses, 14 tiveram aumento em maio, como transportes (8,9%), petróleo (1,1%), perfumaria, detergentes e produtos de limpeza (1,9%).

As categorias econômicas com maior crescimento foram os bens de consumo semi e não duráveis, com alta de 1,2% em relação a abril. O resultado interrompe 7 meses consecutivos de queda.

Já os bens duráveis tiveram queda de 0,1%. Em relação a 2014, a redução é de 12%, com perda acumulada de 9,6% em 2015.

A produção de bens intermediários caiu 0,5% na comparação com abril e 4,9% em relação a maio de 2014. Já os bens de capital tiveram produção mensal ampliada em 0,2%, mas queda de 26,3% em relação a maio do ano anterior.

A indústria de bens de capital (máquinas e equipamentos) também teve variação positiva em relação a abril, com alta de 0,2%, mas apresentou queda de 26,3% na comparação com maio de 2014.

Da Redação da Agência PT de Notícias