Professor Theotônio dos Santos morre aos 81 anos

Ex-presidente Lula, o senador Lindbergh Farias, o deputado federal Wadih Damous prestam homenagem a um dos maiores pensadores da esquerda latina

Arquivo pessoal

Theotônio dos Santos

Faleceu nesta terça-feira (27) o professor Theotônio dos Santos, um dos principais pensadores da esquerda da América Latina. Ele estava com 81 anos e passava por tratamento de um câncer no pâncreas.

Economista e cientista social, Santos foi um dos principais criadores da teoria marxista de dependência. Natural de Carangola (MG), o professor escreveu 38 livros e foi coautor de outros 78.

Em sua página o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a passagem do economista. “O economista foi um árduo defensor de uma América Latina soberana e insubmissa aos interesses do imperialismo”.

O Brasil perdeu hoje um de seus maiores pensadores, o professor Theotônio dos Santos. Um dos autores da teoria da depend…

Publicado por Lula em Terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Ex-aluno de Thoetônio, o professor Carlos Eduardo Martins, coordenador do Laboratório de Estudos sobre a Hegemonia e Contra-hegemonia da UFRJ, falou sobre a contribuição do economista para se entender as contradições do capitalismo contemporâneo.

“Sua obra é referência indispensável para se compreender as grandes tendências e contradições do capitalismo contemporâneo, sua crise civilizatória, assim como as mazelas do capitalismo dependente, que transforma este Brasil, com tanta potencialidade e vocação democrática, num país tão persistentemente desigual e injusto, cuja vida é violada pela reemergência estrutural de tendências fascistas que se entrelaçam com as liberais”, afirmou em nota divulgada na página da UFRJ.

O líder do PT no Senado, senador Lindbergh Farias também homenageou Theotônio prestando solidariedade à família e lamentando a perda do intelectual que ajudou a pensar o país e o continente.

Recebi agora pela manhã a triste notícia da morte de Theotonio dos Santos. Intelectual brilhante e inquieto,…

Publicado por Lindbergh Farias em Terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

O deputado federal, ex-presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, destacou a contribuição do professor e economista em favor de uma sociedade mais igualitária: “sua vida e obra foram exemplo de coerência e integridade”.

Nota de pesar pelo falecimento de Theotônio dos SantosCom extremo pesar, tomei conhecimento da morte do economista,…

Publicado por Wadih Damous em Terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

O velório do professor Thetônio será realizado na quarta-feira (27) entre 10h e 14h na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast