Programa de governo de João Paulo é construído pelos recifenses

Na capital pernambucana, o candidato do PT à prefeitura realiza Cirandas da Cidade, para ouvir as demandas e sugestões de quem vive o Recife no dia a dia

João Paulo ouve as demandas da população na Ciranda da Cultura Foto: Társio Alves

Construir o programa de governo junto com a população. Com essa ideia, o candidato à Prefeitura do Recife (PE), João Paulo (PT), tem realizado as ‘Cirandas da Cidade’, rodas de diálogo temáticas com os moradores, para ouvir as demandas e sugestões de quem vive o Recife no dia a dia.

Na noite desta terça-feira (16), João Paulo e seu candidato a vice-prefeito, Silvio Costa Filho (PRB), participaram da Ciranda da Cultura com artistas e produtores culturais recifenses.

João Paulo defendeu a retomada de projetos abandonados pela atual administração e uma visão ampla e multicultural do setor, capaz de contemplar todas as áreas culturais.

“Na minha gestão, nós tratamos a política de Cultura como uma política de Estado e trabalhando acima de tudo a transversalidade da cultura. Mas hoje, nossa preocupação é como vamos avançar em uma cidade em que foi destruído praticamente tudo que fizemos. Não foi dada continuidade a quase nada. E para retomamos aquela política, nós temos que ganhar a eleição”, reforçou.

Representando a Frente dos Artistas de Pernambuco, que reúne pessoas do teatro, dança, ópera e circo, Carla Denise leu uma carta aberta, criticando a atual Secretaria de Cultura do Recife, que não tem implementado o Plano Municipal de Cultura.

“Recife tem usufruído cada dia menos da arte e da cultura por falta de uma política que deve ser responsabilidade do município. A política cultural, conquistada pela sociedade com a criação do Plano Municipal, vem se diluindo, basta ver a quantidade de iniciativas enfraquecidas e até descontinuadas ano após ano”, afirmou.

A atriz, diretora, roteirista e dramaturga pediu uma gestão que “restabeleça o diálogo democrático entre a administração municipal e a classe artística”.

João-paulo-ciranda-cultura-campanha-foto-társioAlves (5)

Carla Denise lê carta aberta da Frente de Artistas de Pernambuco para João Paulo e Silvio Costa Filho Foto: Társio Alves

No encontro, o secretário de Cultura do PT de Pernambuco, Feliciano Félix, parabenizou a iniciativa do candidato e agradeceu a presença dos artistas das mais diversas expressões culturais da cidade.

“O nome do evento é muito simbólico, “Ciranda”, que simboliza as pessoas dando as mãos em prol de um mesmo objetivo”, destacou Félix.

Legado petista na Cultura
Secretário de Cultura nos dois mandatos de João Paulo, e responsável pela grande revolução no setor, João Roberto Peixe participou da discussão, defendendo o legado que a cidade herdou deste período.

“Recife foi referência para o Brasil em termos de políticas públicas de Cultura. Herdou um Município que investia, em 2001, 1,3% do orçamento municipal, e em 2008 alcançou mais de 4%, o maior investimento percentual das capitais brasileiras”, observou.

“Foi a primeira cidade do Brasil que teve o Plano Municipal de Cultura, com validade para 10 anos”, reforçou.

Ao final da Ciranda da Cultura, João Paulo reafirmou seu compromisso com a valorização da cultura recifense e de restabelecer o respeito no relacionamento com a classe artística.

João-paulo-ciranda-cultura-campanha-foto-társioAlves (7)

Foto: Társio Alves

“Queremos retomar, junto com os artistas, a discussão sobre o significado da cultura para cidade do Recife, do ponto de vista da identidade do nosso povo, da vanguarda, da economia e da construção de relações intermunicipais, interestaduais e internacionais”, disse o petista.

Quem quiser contribuir com o programa de governo de João Paulo, pode enviar sugestões para o email [email protected]

E na noite desta quarta-feira (17), acontecerá mais uma roda de diálogo, a partir das 19h, na sede do SINTTEL, no bairro da Boa Vista. Desta vez o tema será educação.

Por Luana Spinillo, do Recife, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast