Programa para segundo mandato prevê Reforma Política

Vice-presidente do PT José Guimarães avalia que o problema é que a democracia brasileira não constrói maiorias partidárias e programáticas

O Brasil precisa de uma ampla e profunda reforma política para resolver as distorções do seu sistema representativo e melhorar a governabilidade do País, defendeu José Guimarães, vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), em programa especial da Globonews sobre os planos de governo para o Brasil de 2015 a 2018.

“A democracia brasileira é capenga nesta questão da governabilidade, porque não constrói maiorias partidárias e programáticas. Os partidos que governam os estados são obrigados a construir maiorias para a votação de projetos importantes, e isso deforma a relação do Parlamento com o governo. Acho que precisamos fazer uma reforma profunda nisso”, afirmou Guimarães.

De acordo com o vice-presidente do PT, como o modelo atual de governabilidade se esgotou, é preciso realizar um plebiscito para perguntar à sociedade que rumos o Brasil deve tomar.

“A governabilidade está umbilicalmente vinculada ao tema da reforma política e a questão da participação popular. Ou se discute isso ou então não tem governabilidade. Fica tudo do jeito que está. E falar em reforma política sem participação popular, vira demagogia, porque a população está rejeitando a representação. Portanto, temos que ouvir a população”, avalia José Guimarães.

 

Programa – No Programa de Governo para o segundo mandato de Dilma Rousseff, há proposta de melhorar a representatividade política, aprimorar o sistema eleitoral e tornar a política mais transparente, definindo regras claras de financiamento.

“O cidadão deve ter mecanismos de controle mais abrangentes sobre os seus representantes, bem como mais espaços para participar das decisões do governo em todos os níveis. Mais ética, mais democracia, mais oportunidade de participar e ser ouvido. Este é um dos clamores de todos os cidadãos no Brasil e também pelo mundo a fora”, registra o documento.

 

Da Redaçãoda Agência PT de Notícias

PT Cast