Projeto Elas Por Elas é lançado no Acre

Iniciativa, promovida pela Secretaria Nacional das Mulheres do PT, aconteceu na quinta (17) como parte da 4ª Conferência da Amazônia, em Rio Branco

Ramon Aquim

Lançamento do Projeto Elas por Elas no Acre

O Encontro de Mulheres do Acre foi o momento escolhido para o lançamento do projeto Elas Por Elas no estado, que aconteceu na quinta-feira, 17, como parte da 4ª Conferência da Amazônia, realizada na capital Rio Branco.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Nacional das Mulheres do PT, tem a finalidade de impulsionar a participação e representatividade de mulheres na política, dentro e fora do partido. O projeto já foi apresentado em outros três estados: Paraná, Rio Grande do Sul e Maranhão.           

O lançamento do Elas Por Elas no Acre contou com a presença de aproximadamente 80 mulheres, entre elas, a vice-governadora do estado, Nazareth Araújo (PT), a secretária nacional das mulheres do PT, Anne Karolyne Moura, a secretária estadual da Juventude do PT do Acre, Alana Manchineri, a secretária da Secretaria de Combate ao Racismo do PT do Acre, Maria Santiago, e a secretária das mulheres do partido no Acre, Graça Manchineri, que fez um balanço positivo do evento.

“O lançamento do projeto foi um sucesso, porque conseguimos envolver as mulheres para discutir a nossa organização enquanto Mulheres no PT, para fortalecer e garantir a participação das mulheres no processo eleitoral de 2018”, disse Graça.

Lançamento do Projeto Elas por Elas no Acre

A secretária nacional das mulheres do PT destacou a representatividade feminina nos eventos que acolheram o lançamento do projeto. “No Encontro de Mulheres da Amazônia havia representantes de todos os estados, assim como no Encontro de Mulheres do Acre, que contou com lideranças femininas de todos os municípios”, completou.

Esse cenário de representação feminina, no entanto, não é o mesmo observado no Poder Legislativo. Atualmente, de um total de 42 representantes do Acre em exercício, nas esferas federal e estadual, apenas quatro assentos são ocupados por legisladoras, sendo que que a bancada do estado no Senado é composta apenas por homens.

Graça Manchineri apontou que a baixa participação de mulheres em postos de decisão na política é um obstáculo para ao avanço de pautas voltadas para a promoção da igualdade e ressaltou a importância de ações que modifiquem esse cenário.

“Para que a política  possa atender e garantir nossos direitos, precisamos estabelecer um olhar de como a sociedade está organizada nas suas relações sociais de gênero, classe, raça e etnia, compreender como essas relações se articulam e traçar estratégias na direção da superação, e o Projeto Elas por Elas pode se tornar essa estratégia”, acrescentou.

No Acre, o próximo passo do projeto, segundo Graça, é dar início às ações para que os objetivos do programa sejam alcançados e que a participação feminina na política, de fato, seja ampliada.

“Vamos realizar reuniões nos municípios onde ainda não temos nomes de mulheres candidatas, preparar  o planejamento e aguardar as orientações da Secretaria Nacional de Mulheres para iniciar a formação das mulheres candidatas”, concluiu.

O lançamento nacional do projeto Elas Por Elas aconteceu em abril, em Curitiba (PR). Entre outras lideranças políticas, o evento contou com a presença da presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e da presidenta eleita, Dilma Rousseff.

Por Geisa Marques, comunicação Elas Por Elas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast