Pronatec é oportunidade para se reinserir no mercado de trabalho, diz beneficiária

Estar fora do mercado de trabalho formal durante tanto tempo foi o desafio a ser superado por Luzia do Carmo Moreira de Sousa

Ela é uma das 22 milhões de pessoas beneficiadas pelo Plano Brasil Sem Miséria e que teve a oportunidade de receber qualificação profissional gratuita por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

“O Pronatec vem incluir as pessoas: o jovem, que ainda não tem muita perspectiva de vida, os adultos que estão fora do mercado de trabalho, mesmo com experiência. Se a gente não se qualificar, a gente fica à margem. E os cursos do Pronatec são essa oportunidade de reinserir a gente no mercado de trabalho, de resgatar a cidadania da gente, de resgatar a dignidade da gente. Se o Bolsa Família era o peixe, o Pronatec é o anzol, é a rede que vai nos lançar ao mar em busca do nosso peixe”, disse Luzia.

O Pronatec Brasil Sem Miséria já recebeu 900 mil matrículas em todo o país desde 2012. O programa ofereceu 541 diferentes cursos em 2.554 municípios. Para o primeiro semestre deste ano, estão sendo abertas mais de 763 mil vagas no Pronatec Brasil Sem Miséria em todo o Brasil. Na região de Governador Valadares, estão sendo ofertadas 3.420 vagas em 21 municípios.

Eletuza da Silva, de 43 anos, pretende voltar ao mercado de trabalho, mas não se sentiria em condições de disputar uma vaga se não fosse a atualização profissional e o conhecimento que adquiriu no curso de auxiliar administrativo oferecido pelo Senai.

“Agora eu tenho a possibilidade de voltar ao mercado de trabalho capacitada. É o empurrãozinho que a gente tem para ser alguém e para ter uma perspectiva de futuro”, afirmou.

O sonho do primeiro emprego se tornou realidade para Lilian Joviano, de 29 anos. Antes mesmo de concluir o curso de padeiro e confeiteiro pelo Senai, ela já foi contratada por uma empresa em Governador Valadares.

“A oportunidade que eu tive para o meu primeiro emprego a porta foi o Pronatec. Estou feliz com o meu primeiro emprego e com a minha primeira carteira assinada”.

(Blog do Planalto)

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast