Pronatec Turismo: 103 mil profissionais em dois anos

O programa de qualificação profissional conta atualmente com mais de 180 mil alunos matriculados

Vinicius Lages, do Turismo: “Avanços terão reflexo na economia”

Mais de 103 mil pessoas puderam mudar de vida com o Pronatec Turismo nos últimos dois anos, segundo balanço divulgado nesta semana. O programa de qualificação profissional do Ministério do Turismo em parceira com o Ministério da Educação conta, atualmente, com mais de 180 mil alunos matriculados em todo o País.

As mulheres são as que mais buscam qualificação profissional no ramo do turismo. Elas ocupam 72% das cadeiras nas salas de aula contra 28% de homens. O balanço mostra ainda que 50 mil alunos têm entre 30 e 39 anos e a maioria possuir o nível médio completo.

Dos 54 cursos oferecidos, os mais procurados são: Organizador de Eventos, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Recepcionista de Eventos e cursos de Inglês e Espanhol.

Segundo a pasta, o programa está presente em 120 municípios. O número é resultado do esforço do Ministério do Turismo em incentivar a qualificação entre os profissionais ligados ao ramo do turismo, para suprir a carência de mão-de-obra especializada na área.

Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, os resultados dessa mão-de-obra especializada são notados na melhoria da qualidade dos serviços de hotéis, restaurantes e outros segmentos do turismo Brasil afora. “Nós queremos ir mais longe. Esses 100 mil alunos nos motivam a expandir o Pronatec, disse Lages, durante cerimônia de formatura de alunos do Pronatec Turismo, na semana passada, no Rio de Janeiro. Segundo ele, em 2015, o número de municípios deverá dobrar.

De acordo com o ministro, serão mais de 100 cursos ofertados na próxima fase, em quatro eixos: Pronatec Turismo Cidadão, Pronatec Turismo na Empresa, Pronatec Turismo Social e Pronatec Turismo Desenvolvimento Local.

Para Lages, capacitar profissionais é fundamental para manter o turismo brasileiro competitivo e torná-lo importante fonte de renda para um número cada vez maior de famílias. “Os avanços terão reflexo na economia”, disse.

Em 2015, o ministério oferecerá uma nova modalidade: Pronatec Turismo Desenvolvimento Local. As aulas terão o objetivo de qualificar as pessoas que atuam em atividades produtivas ligadas ao turismo. Para isso, o curso chegará a mais 81 municípios, em especial, os localizados próximos a parques nacionais e cidades tombadas como patrimônio pela Unesco e pelo Iphan.

Entre os cursos oferecidos estão artesão de biojoias, artesão de artigos indígenas, destilador de bebidas, tecelão e preparador de doces em conserva, entre outros ofertados.

Copa – Os primeiros cursos do Pronatec Turismo foram criados em 2012 para capacitar profissionais para atuar na Copa do Mundo, realizada em junho deste ano. Até maio, segundo o balanço do ministério, 166 mil pessoas haviam se matriculado e 80 mil se formado nas modalidades oferecidas especialmente para o Pronatec Copa.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast