Prouni abre inscrições nesta segunda

Interessados podem inscrever-se até às 23h59 de quinta-feira (29). Programa oferece bolsas do ensino superior privado a estudantes de baixa renda

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) abrirá, nesta segunda-feira (26), as inscrições para a primeira edição da seleção em 2015. O prazo segue até as 23h59 do dia 29 de janeiro. O programa beneficiou, desde 2004, 1,4 milhão de estudantes.

Para se inscrever, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, o candidato não pode ter tirado nota zero na redação.

É preciso informar o número de inscrição e senha utilizados no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Neste ano, o Prouni terá duas chamadas online, a primeira será divulgada dia 2 de fevereiro e, a segunda, no dia 19 do mesmo mês.

Prouni – O programa de acesso ao ensino superior oferece bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação e formação específica em instituições privadas.

O benefício é oferecido pelas faculdades e universidades em troca de incentivos fiscais. Segundo o ministério, 40% dos estudantes de universidades particulares são beneficiários do Prouni e/ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Têm direito ao benefício estudantes do ensino médio da rede pública ou da rede particular, desde que também tenham estudado com bolsas.

Para concorrer a uma bolsa integral, o candidato precisa ter renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para bolsas parciais, a renda familiar por pessoa deve ser de até três salários mínimos.

Professores da rede pública em efetivo exercício do magistério na educação básica estão dispensados dos requisitos de renda. Eles podem concorrer, exclusivamente, a bolsas para cursos de licenciatura.

Vagas – A quantidade de bolsas ofertadas pelo Prouni cresce a cada ano. Em 2005, foram 112,2 mil vagas. O número subiu para 247,2, em 2010 e passou para 306,7 mil, em 2014.

Com aumento da quantidade de bolsas ofertadas cresce, também, a demanda pelo benefício. Somente na edição do Prouni do segundo semestre de 2014, foram 650 mil inscritos para 115 mil bolsas. O número representa 50% a mais de inscritos em relação a mesma edição de 2013.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

PT Cast