PSDB gasta R$ 1 mi para apurar ‘lendas urbanas’ e auditoria fracassa

Mais de um ano após o segundo turno das eleições presidenciais de 2014, que garantiram a reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT), os tucanos admitiram que não houve fraudes no processo eleitoral

O PSDB divulgou, nesta quarta-feira (4), o resultado de uma auditoria para apurar o sistema de votação brasileiro. Mais de um ano após o segundo turno das eleições presidenciais de 2014, que garantiram a reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT), os tucanos admitiram que não houve fraudes no processo eleitoral.

Para o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, e o ministro Gilmar Mendes, as suspeitas contra as urnas eletrônicas são “lendas urbanas”.

“O relatório apresentado pelo Partido da Social Democracia Brasileira, sobre eles [indícios de fraude] diz o seguinte: ‘Todos eles foram verificados e não correspondiam à verdade’. Ou seja, eram realmente lendas urbanas”, disse Toffoli.

Para o ministro Herman Benjamin, a proposta tucana de implementar o voto impresso nas urnas eletrônicas seria uma retrocesso.

“Todo modelo pode ser aperfeiçoado tecnicamente, mas nós não podemos aceitar que no jogo do processo eleitoral, que tem as suas peculiaridades, as instituições e a produção boa dessas instituições em favor do país venham a receber ressalvas que não sejam aquelas estritamente técnicas”, defendeu.

Além disso, Benjamin criticou a iniciativa do PSDB de auditar o sistema eletrônico e rebateu Gilmar Mendes, que deu aos ‘fofoqueiros da internet’ a responsabilidade por criar os boatos contra as urnas.

“Os fofoqueiros da internet não têm a credibilidade dos partidos políticos e sobretudo dos partidos políticos que gozam de grande representatividade e de uma história. O apelo que fiz aqui foi muito mais dirigido aos partidos políticos, porque são eles que têm o dever primeiro de zelar pela própria instituição da Justiça Eleitoral, não só do TSE”, criticou.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast