PSDB insiste em enganar a população, afirma PT-MG

repudio-psdb2

A nota divulgada pelo governo estadual logo após a visita da presidenta da República, Dilma Rousseff, a Belo Horizonte, na tarde deste domingo, presta lamentável desserviço ao debate político transparente e propositivo em Minas Gerais. Mais uma vez, o Palácio da Liberdade se valeu de argumentos que não correspondem aos fatos, insistindo em enganar a população, especialidade do governo tucano.

Entre as falsidades divulgadas na nota, se destaca a afirmação de que “o Governo de Minas tem cumprido todos os compromissos assumidos com relação aos projetos do metrô e do anel rodoviário de Belo Horizonte, embora essas obras sejam de inteira responsabilidade do Governo Federal”.  Para repor a verdade sobre estes temas, vale lembrar o que diz o próprio governo estadual em seu site de notícias.

Em matéria publicada na Agência Minasno dia 14 de maio de 2014, o governo estadual informa que finalmente entregaria o projeto executivo do metrô para a Caixa Econômica Federal no dia seguinte. No entanto, a inépcia administrativa do governo de Minas se revelou, novamente, em um projeto com falhas graves na documentação, como falta de orçamento e cronograma das obras.

O órgão federal, identificando as irregularidades, solicitou novo projeto que garanta a transparência na aplicação dos R$ 3,9 bilhões disponíveis desde 2011 para as obras das linhas 1, 2 e 3 do metrô. À época da devolução do projeto, a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) informou, por meio de nota, que as adequações seriam realizadas e que o novo projeto seria reenviado.

Também ao cobrir a cerimônia de assinatura do termo de compromisso, a Agência Minas registrou  a fala do então governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia“Quero destacar o ato de grandeza do governo federal, em primeiro lugar, ao delegar o projeto da execução da obra do Anel Rodoviário de Belo Horizonte para execução pelo Estado”.

Ontem o PSDB mineiro faltou novamente com a verdade ao afirmar não haver recursos do governo federal nas obras do Move, inaugurado com a presença da presidenta Dilma. Perguntamos: a Caixa Econômica Federal (CEF), que liberou R$ 382 milhões para o sistema de ônibus rápido da capital, é órgão federal ou estadual?

Repudiamos veementemente o uso reiterado de mentiras e leviandades como instrumentos de disputa política por parte de nossos adversários. Não são. Não podem ser. A população de Minas Gerais merece respeito. Ao jogo baixo de nossos oponentes, responderemos sempre com a verdade. Esse é o compromisso que assumimos com as mineiras e os mineiros.

Ademir Camilo
Presidente do PROS-MG