PT: 39 anos de vínculos profundos com o povo e com a construção da democracia no Brasil

O maior partido de esquerda da América Latina promoveu mudanças na sociedade brasileira ao dar voz àqueles que sempre foram excluídos

Benedito Salgado/AE

Primeira reuniao nacional do Partido dos Trabalhadores (PT)

Os anais da história do Brasil registram, neste dia 10 de fevereiro, 39 anos de coragem, esperança, luta e resistência do Partido dos Trabalhadores. São 39 anos de um partido que nasceu como alternativa para enfrentar a onda de retrocessos, de ações antinacionais, agendas recessivas e ultraliberais de governantes não compromissados com as causas sociais e humanitárias. Ao longo dos anos, o PT acumula vitórias e deixa legados importantes para a história, como o modelo de gestão administrativa transparente, inclusiva, com participação popular e justiça social.

Em quase quatro décadas, o PT se qualificou como principal partido de esquerda do País. Fez avançar a democracia e, nos 13 anos em que esteve na Presidência da República, promoveu mudanças na sociedade brasileira ao dar voz àqueles que sempre foram excluídos, além de assegurar cidadania a milhões de brasileiros.

O PT se aproxima dos 40 anos de existência, num momento crucial para a democracia brasileira que enfrenta retrocessos e total desrespeito aos preceitos constitucionais que regem o Estado Democrático de Direito. A movimentação no tabuleiro do xadrez político montado pelas instituições leva a crer que aqueles que solaparam a democracia, a partir de um golpe parlamentar, querem roubar também a esperança que alimenta homens e mulheres de um Brasil mais humano, solidário, justo – de um Brasil recente, governado por Lula e Dilma Rousseff.

PT revolucionou a política

As transformações feitas no País pelo PT, o fez ser conhecido internacionalmente como o partido que revolucionou a política brasileira. Essa revolução incomodou a elite. O PT amargou perseguições de setores conservadores e ultrarreacionários da sociedade brasileira que, junto com parte da mídia, atuaram contra o partido e, recentemente, se regozijaram com a prisão injusta e arbitrária do seu maior expoente, o melhor presidente que o Brasil já teve, Luiz Inácio Lula da Silva.

O sonho de milhões de brasileiros por um novo Brasil, o Brasil de Lula, foi roubado por um Poder Judiciário que criminalizou o ex-presidente sem crime e sem provas. A elite encontrou o caminho arbitrário e ilegal para retirar Lula das eleições de 2018.

Mas o PT permanece com um lugar cativo nos corações e mentes de milhões de brasileiros. São laços profundos que ligam o partido com a sociedade brasileira que nem mesmos os mais perversos regimes de exceção conseguiram destruir.

As palavras silêncio ou covardia não fazem parte do dicionário petista. O PT chega neste seu aniversário preparado para enfrentar esse período nefasto no cenário político, econômico e social do País. É espelhado no povo brasileiro que o PT se prepara não apenas para combater a injustiça, mas também para restabelecer os direitos sociais e trabalhistas destruídos, e para retomar o crescimento com ofertas de empregos e salários dignos, além de restituir ao povo brasileiro sonho e esperança de um Brasil melhor.

Ato político – Em comemoração à data, o PT realiza um ato político no próximo dia 9 de fevereiro, a partir das 18h, na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Diretório Nacional – A direção partidária tem reunião marcada para os dias 08 e 09 de fevereiro, em São Paulo.

Baixe aqui o material comemorativo

Benildes Rodrigues

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast