PT apoia professores paulistas em greve

Categoria se reúne com o secretário da Educação na próxima semana

Ao completar 36 dias em greve, reunidos em assembleia durante toda a tarde dessa sexta-feira (17), no vão livre do Masp, mais de 60 mil professores decidiram manter a paralização.

Antes de deixarem o acampamento onde estão montados desde março, em frente à sede do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), em direção à Avenida Paulista, a categoria aprovou a agenda de luta para próxima semana.

Na próxima quarta-feira (22), os professores participarão de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), para apresentar aos parlamentares nova pauta de reivindicações.

Segundo o deputado João Paulo Rillo (PT), o partido está absolutamente envolvido com a causa dos professores. O parlamentar esteve presente na ocupação da Alesp, na quarta-feira (15), quando os professores passam a noite nas dependências da casa, em apoio integral ao movimento.

De acordo com o deputado, até mesmo o presidente da Alesp, Fernando Capez (PSDB), sensibilizou-se com a pauta dos professores. Rillo lamentou o desprezo do governador Geraldo Alckmin (PSDB) com a educação e com os professores, ao fechar mais de três mil salas de aulas.

“Infelizmente é uma característica de um governo de corte cartesiano, reacionário, que apoia, por exemplo, a redução da maioridade penal. É um autoritarismo cruel em parceria com a grande mídia, que boicota a greve, a pauta dos professores e a realidade escolar de São Paulo”, ressalta o deputado.

Na manhã de quinta-feira (23), a APEOESP tem reunião com o secretário da educação do estado de São Paulo, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, para retomar as negociações paralisadas desde o dia 22 de março, quando aconteceu a única reunião entre as partes. De acordo com o Rillo, Capez afirmou que negocia com o governador a participação dos deputados na reunião.

“O deputado aliado do governo está intervindo para avançar nas negociações”, afirmou Rillo.

Segundo a APEOESP, independente do resultado da reunião com Voowarld, a próxima assembleia estadual está marcada para sexta-feira (24), às 14h, no vão livre do Masp, na Avenida Paulista.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias