PT comemora 36 anos com grande festa no Rio

Diogo Nogueira e bateria da Portela se apresentam no evento que celebra quase 4 décadas de luta e transformação social do maior partido do Brasil

O Partido dos Trabalhadores prepara uma grande celebração para comemorar seus 36 anos de história. O evento está marcado para acontecer no Armazém da Utopia, no Rio de Janeiro, em 27 de fevereiro, e promete contar com as principais personalidades do partido, além de show do sambista Diogo Nogueira e da bateria da Portela. Há também a expectativa da presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff.

Para o vice-presidente e secretario nacional de comunicação do PT, Alberto Cantalice, é uma data para lembrar das conquistas do partido. “Queremos fortalecer a mobilização interna. A despeito da perseguição midiática, o PT tem um imenso legado em seus 13 anos de governo e em seus 36 anos de história na defesa dos trabalhadores. Nos orgulhamos de ser o primeiro partido a colocar os excluídos em um papel central na cena brasileira”, afirma.

“Nos orgulhamos de ser o primeiro partido a colocar os excluídos em um papel central na cena brasileira”, afirma Alberto Cantalice

História de luta

O PT foi fundado em 10 de fevereiro de 1980 no Colégio Sion, em São Paulo, por um grupo de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas. O Brasil ainda vivia sob a Ditadura Militar (1964-1985) e o PT prometia colocar os trabalhadores no centro da discussão política.  “A democracia é uma conquista que, finalmente, ou se constrói pelas suas mãos [dos trabalhadores] ou não virá”, sentenciou o Manifesto de Fundação do PT.

FundaçãoPT

 

Desde então, a legenda conquistou corações e mentes e teve papel fundamental nas mudanças sociais do País. O marco inicial da grande transformação foi a posse de Lula como presidente da República, em 1º de janeiro de 2003. Pela primeira vez na história, um ex-operário chegou ao cargo máximo do Brasil. Em seu primeiro pronunciamento como presidente, às lágrimas, Lula profetizou: “Se no final do meu mandato cada brasileiro puder comer três vezes ao dia, terei cumprido a missão da minha vida”.

Lula: “Se no final do meu mandato cada brasileiro puder comer três vezes ao dia, terei cumprido a missão da minha vida”

Lula

 

O Brasil não está mais no mapa da fome da ONU, uma vitória conquistada após mais de 500 anos de história. Mas Lula e o PT fizeram muito mais do que isso. Desenvolveram como nunca regiões historicamente negligenciadas pelo Poder Público, como o Norte e o Nordeste. Criou o Bolsa Família, o maior programa de transferência de renda do mundo e elogiado por órgãos internacionais. Mais de 30 milhões de brasileiros deixaram a linha da miséria graças ao Bolsa Família e a outras políticas de ascensão social. Lula também foi o presidente que mais criou universidades públicas e permitiu o acesso a milhões de alunos que, até então, estavam fadados a se manter distantes dos bancos universitários.

Após ser eleito e reeleito, em 2011 foi a vez de sua sucessora, Dilma Rousseff, tomar posse no Palácio da Alvorada, com mais de 55 milhões de votos. A primeira presidenta mulher manteve as conquistas sociais de Lula e foi além. Como marcos de seus cinco anos de governo até então, a criação de programas essenciais como Minha Casa Minha Vida, a lei de cotas raciais e sociais nas universidades federais, o Pronatec, o programa Mais Médicos, o projeto de integração do Rio São Francisco, a manutenção da soberania do Pré-Sal e muitas outras ações que transformam positivamente a base social do País.

DillmaPosse

 

Os governos estaduais e prefeituras petistas espalhadas pelo País também ajudaram a dar uma cara mais inclusiva às cidades brasileiras. Os deputados federais, estaduais e vereadores são essenciais para aprovar projetos em favor da coletividade. Acima de tudo, a militância aguerrida ajudou o PT a se tornar o maior partido do Brasil. A legenda é a única que tem diretórios permanentes em 70% das cidades brasileiras  – e comissões provisórias em outras 10%. O segundo colocado está em menos da metade dos municípios nacionais. Em contrapartida, é o partido mais perseguido pela grande mídia e pelos grupos mais poderosos, desde sua fundação. O tiro sempre saiu pela culatra. Hoje, é o partido com mais filiações de jovens do Brasil.

Baixe aqui o convite para a festa de aniversário do PT

Convite 36 anos de PT 

 Serviço

Aniversário do PT
Quando: 27 de fevereiro, às 18h
Onde: Armazém da Utopia. Avenida Rodrigues Alves, Cais do Porto – RH.
Publique suas fotos e vídeos nas redes sociais com a hashtag #PT36Anos

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast