PT confirma presença de Lula em Porto Alegre nesta terça (23)

Ex-presidente participará de um encontro com a militância como forma de agradecer as mobilizações nacional e internacional

Sergio Silva/Agência PT

Faixa em apoio a Lula em Porto Alegre

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca nesta terça-feira (23) em Porto Alegre onde participa de ato com movimentos sociais e militantes.

A confirmação foi feita pela presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e pelo vice-presidente nacional, Alexandre Padilha, acompanhados de dirigentes partidários e sindicais, em coletiva concedida à imprensa nesta segunda-feira (22), na capital gaúcha.

“Foi uma decisão dele, de coração, para agradecer as pessoas que estão se deslocando de todas as regiões do país para apoiar a democracia e seu direito de se candidatar”, declarou Gleisi.

Lula participa de um ato às 17 horas na Esquina Democrática e retorna para São Paulo de onde vai acompanhar o julgamento pelo Tribunal Regional Federal da 4 região.

“Lula decidiu estar no ato para fazer um agradecimento a essa mobilização nacional e internacional pela sua inocência e defesa da democracia”, afirmou Alexandre Padilha.

De acordo com ele, várias lideranças nacionais estarão presentes e a previsão é de uma caminhada no fim do ato até o Anfiteatro do Por do Sol, onde o MST está acampado, quando terá início a vigília. “No dia 24 pela manhã vamos caminhar até o ponto mais próximo do TRF4”.

Balanço

Já são 500 caravanas confirmadas rumo a Porto Alegre e 2.500 militantes do MST acampados desde a manhã de segunda-feira (22), segundo informou Padilha. Ele fez um balanço do primeiro dia de atos que ocorreram não só na capital gaúcha, mas no resto do país e também fora do Brasil.

“O primeiro dia já mostra vitória político dessa jornada de janeiro. Provamos e mostramos que nós nos manifestaríamos de forma pacifica mostrando força, presença e pluralidade. A marcha de hoje cedo reuniu não só apoiadores do ex-presidente mas forças políticas sociais e partidárias que não necessariamente apoiam a candidatura, mas o direito de Lula ser candidato”, afirmou,

O presidente do PT do Rio Grande do Sul, deputado federal Pepe Vargas, destacou a mobilização da militância no Sul do país. “A ampla maioria dos municípios gaúchos temos comitês constituídos que atuam seja em aulas públicas, seja em debates, seminários, atividades em praças públicas, caminhadas e manifestações entregando materiais que desmontam essa farsa pública que é o processo contra Lula”, disse.

O dirigente finalizou dizendo que esta terça-feira a mobilização será ainda mais intensa uma vez que contará com a presença do ex-presidente.

Da Redação da Agência PT de Notícias, enviada especial a Porto Alegre