PT convoca militância em defesa da democracia e de direitos sociais

Mobilização nacional no próximo dia 20 reunirá movimentos sociais e partidos de esquerda na luta contra o avanço de pautas conservadoras

Os movimentos sociais do campo e da cidade estão convocando seus integrantes a participarem das mobilizações do dia 20 de agosto, em todo o Brasil. O Partido dos Trabalhadores aderiu ao movimento, que tem como objetivo defender a democracia e os direitos sociais.

Para o secretário Nacional de Mobilização do PT, Bruno Elias, a mobilização é essencial, diante da “ofensiva conservadora atual, que ameaça direitos conquistados com propostas como a redução da maioridade penal, a constitucionalização do financiamento empresarial em campanhas e a PEC da Terceirização”.

O momento político, de ameaça constante de uma tentativa de golpe contra um governo democraticamente constituído, também exige ações da sociedade.

Na última Executiva Nacional do partido, realizada na última terça-feira (4), em Brasília, os petistas aprovaram uma resolução que convoca os militantes da legenda a integrarem o movimento. De acordo com Bruno Elias, diversas reuniões preparatórias estão acontecendo em várias cidades.

Elias explica que existe a constituição de uma frente, formada por partidos de esquerda, com o objetivo de conter o avanço da direita conservadora. Em entrevista à Agência PT de Notícias, o secretário reforçou a importância de uma participação ampla dos diretórios estaduais e municipais do PT nas mobilizações do dia 20 de agosto.

“O PT tem apoiado e vai participar ativamente”, ressalta.

Outras mobilizações estão na agenda dos correligionários do partido deste mês, como a Marcha das Margaridas, nos dias 11 e 12, e o grande ato nacional com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 14. Os dois atos acontecerão em Brasília.

São Paulo –Nesta sexta-feira (7), às 12h, o Instituto Lula receberá um ‘abraçaço’, organizado pela frente #TodosPelaDemocracia. O ato é uma resposta ao atentado que aconteceu no dia 30 de julho, quando atiraram uma bomba no prédio.

A frente é formada por PT, PCdoB, PDT e PCo, movimentos sociais, como os de luta pela moradia e a Central Única de Trabalhadores (CUT). No mesmo dia, haverá uma plenária com movimentos pelo direito à moradia e com a CUT.

No dia 11, o Diretório Municipal do PT em São Paulo ministrará uma aula em praça pública sobre democracia. E em 16 de agosto, movimentos sindicais e sociais farão uma vigília no Instituto, também em defesa da democracia e em protesto ao atentado. Há ainda um ato com a juventude, realizado em parceria com o PDT, em 24 de agosto.

Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias

PT Cast