PT: Das ruas à Presidência

A trajetória do partido que surge dos movimentos populares e chega à instância mais alta do Poder

Arquivo

Lula quando era líder sindical nos anos 80

AgPT_abre35anosO Brasil ainda vivia um capítulo conturbado de sua história no final da década de 1970, com a ditadura militar. Era um período de opressão e, em meio da luta pela redemocratização do País, o movimento pelas eleições diretas para presidente, governadores e prefeitos ganhava força.

Nesta mesma época, o movimento grevista crescia no ABC paulista, tornando-se as principais mobilizações populares. De outro lado, o Congresso aprovava a extinção dos partidos Aliança Renovadora Nacional (Arena) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), restabelecendo o pluripartidarismo no País.

Do seio dos movimentos sindicais, com a participação de intelectuais de esquerda, universitários e líderes católicos ligados à Teologia da Libertação, surgia o Partido dos Trabalhadores (PT), com a missão de melhorar a vida dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, do campo e da cidade.

Entre os principais líderes da fundação da legenda estavam Apolonio de Carvalho, Mário Pedrosa, Antonio Candido e Sérgio Buarque de Hollanda, primeiros nomes a se filiarem ao partido recém registrado na Justiça Eleitoral, em 10 de fevereiro de 1982.

É nesse período também que ganha visibilidade uma das principais figuras da política nacional, o líder sindical e principal fundador do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

À frente do partido, Lula participou de todas as eleições desde a década de 1980 até 2006. Aos poucos, o partido foi conquistando espaço em Casas Legislativas, prefeituras, além de governos estaduais e federal.

Em âmbito nacional, o PT concorreu à Presidência da República pela primeira vez com Lula, em 1989, contra Fernando Collor. No entanto, o opositor do líder petista venceu a primeira eleição presidencial direta do País desde os anos 60.

Lula voltou a concorrer ao cargo em 1994 e 1998, contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso , mas foi derrotado em ambas tentativas.

Finalmente, em 2002, o Brasil elegeu o primeiro líder sindical para a Presidência da República. Lula foi responsável por uma ruptura histórica no País ao promover um processo inédito de ascensão social, distribuição de renda e valorização salarial.

As conquistas para a vida do povo brasileiro resultaram, então, na reeleição de Lula, em 2006. Depois, Dilma Rousseff, escolhida pelo ex-presidente petista, torna-se candidata à Presidência pelo PT.

Eleita a primeira mulher presidenta do Brasil, em 2010, e reeleita, em 2014, Dilma deu seguimento às políticas implementadas por Lula no Brasil.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast